Eduardo Leite vence as eleições e é o novo governador do RS

Resultado de imagem para eduardo leite vitoriaO RS mantem sua tradição de não reeleger seus governadores. Eduardo Leite do PSDB foi eleito neste domingo novo governador do RS, ao derrotar o atual governador José Ivo Sartori.

As 18h40min não tem mais como Sartori virar. Matematicamente Leite está eleito.

Os gaúchos já sabiam que Leite seria o governador. Ele venceu no primeiro turno e tinha amplo favoritismo dado pelos institutos de pesquisa. A surpresa foi o crescimento de Sartori a poucas horas da eleição, mas não foi suficiente.

Com 33 anos, Eduardo Leite (PSDB) é formado em direito pela Universidade Federal de Pelotas, sua cidade natal. É o governador mais jovem do Rio Grande do Sul desde a redemocratização. Seu gosto pela política, segundo ele, vem "desde pequeno": foi presidente de grêmio estudantil e seu pai é fundador do PSDB no município.

Leite concorreu ao cargo de vereador em 2004, mas ficou com a suplência. Elegeu-se para a Câmara Municipal no ano de 2008 e chegou à presidência do Legislativo. Foi secretário municipal e chefe de gabinete do ex-prefeito Fetter Júnior (PP). No ano de 2010, tentou, sem sucesso, o cargo de deputado estadual.

Em 2012, foi eleito o prefeito mais jovem da história de Pelotas, com 27 anos. Terminou sua gestão com 87,2% de aprovação, mas não concorreu novamente ao cargo, por ser "crítico" à reeleição. Ainda assim, ajudou a eleger no primeiro turno sua sucessora, a vice-prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

Logo após deixar a prefeitura, Leite estudou gestão pública na Universidade de Colúmbia, nos EUA, e faz mestrado em gestão de políticas públicas na FGV-SP. Em 2017, se tornou o presidente estadual do PSDB. Nesta eleição, o tucano saiu de 8% nas pesquisas para terminar na liderança 35,9% dos votos no dia 7 de outubro e liderar as intenções de voto no segundo turno.

Mostrou motivação, vigor, conhecimento, novas ideias e projetos. Insistiu em dizer que os gaúchos não querem mais um governo que governe apenas para o governo. Essa foi a grande diferença. Sartori foi um bom governador, fez o que podia, mas acomodou-se. Desistiu de arrojar mais e resolver os problemas com outras soluções que não as mesmas.


SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment