Programa dia 05/10/05 às 11:30 a.m.


Hoje no programa Negócios e Mercado nas “Estratégias Competitivas” , afinal qual o grande benefícios dos programas de qualidade ? Décio Schnack –diretor de Mobilização do PGQP fala sobre o assunto. Também vamos destacar um novo sistema para construção civil com tecnologia limpa, que a Pinusplac está trazendo para a serra gaúcha. O programa apresenta ainda os índices e indicadores econômicos. A direto da Itália (Conegliano) acompanhe o comentário do jornalista Antônio Piccoli . É só acessar www.radioviva.com.br/aovivo
-----------------------------------------------------------
A indústria das águas
Ontem no programa sem nome ficamos a nos perguntar. Porque será que aquele Bispo no nordeste está fazendo greve de fome numa tentativa derradeira de impedir a execução do projeto de transposição do Rio São Francisco no nordeste do país? Fui atrás de informações e descobri que a transposição é um projeto que pretende levar as águas do rio por meio de canais e dutos para 12 milhões de nordestinos que sofrem com a seca no semi-árido. A polêmica está nas dúvidas se o rio tem vazão para sustentar o projeto, orçado em R$ 4,5 bilhões e que divide opiniões até dentro do governo. O projeto enfrenta resistência dentro do Ministério do Meio Ambiente, responsável pela liberação da licença.
O ministro Ciro Gomes argumenta que a obra não resolverá o problema da seca, ''mas dará segurança de abastecimento para parte da população do semi-árido''. O governador João Alves sustenta que a obra beneficiaria apenas os criadores de camarão e a agricultura irrigada, prejudicando as populações ribeirinhas.
Líderes populares afirmam que em todo o processo a população do São Francisco foi sistematicamente ignorada e a situação degradante do rio minimizada. O governo nunca colocou possibilidade de alternativas ao projeto. A situação agravou-se mais ainda quando se começou a falar em construir mais duas barragens logo abaixo de Juazeiro. Levantava-se a possibilidade de erguer duas usinas atômicas em Belém do São Francisco. Aproximava-se a instalação de um verdadeiro ''leilão de águas''. À boca pequena, dizia-se que o mercado da água é mais lucrativo que o mercado de energia.
Imaginem tudo isso sendo comentado em meio àquela população onde para alguns a palavra usina atômica têm outro significado
.

Greve de Fome

Enquanto isso, em uma pequena capela próxima do rio e da cidade pernambucana de Cabrobó, região na qual o governo pretende construir uma das tomadas de água para a transposição, um homem deixou de alimentar-se. Numa tentativa derradeira de impedir a execução do projeto de transposição do São Francisco, frei Luiz Flávio Cappio, bispo de Barra, interior da Bahia, iniciou ao meio-dia do dia 26 de setembro uma greve de fome. Este gesto extremo pretende sensibilizar o governo federal a rever sua decisão de executar a obra.

Só os gestos falam

Quando a razão esgota suas possibilidades, é necessário que gestos de outra natureza e profundidade entrem em ação. Quando as palavras, os protestos, os argumentos já não são ouvidos, só os gestos falam.
As pessoas mais próximas a Dom Luís declaram ser ele um homem extremamente responsável. Tudo em sua decisão foi muito pensado e amadurecido, Para ele, claramente, a vida passa 'pela necessidade urgente de revitalização do rio e de ações que garantam o verdadeiro desenvolvimento para as populações pobres do Nordeste, conforme ele mesmo já declarou.

E o debate ?

No presente momento, a posição inflexível de realizar a qualquer custo esta obra, impede um verdadeiro debate. E esse debate deveria ser sobre as ações necessárias para garantir qualidade de vida e água ao povo do nordeste. Diante da degradação do rio, da omissão dos governantes e da sociedade em promover a revitalização do São Francisco até dá para compreender a decisão do Bispo
A questão do rio São Francisco é antiga e ainda hoje divide posições. Mas a julgar pelo histórico de atitudes do atual governo federal demonstrado em alguns casos recentes não é de se admirar que tal projeto seja iniciando mesmo a contra gosto da população.


----------------------------------------------------------------
Notas Quentes:
- Iniciam os trabalhos para a ExpoBento 2006
Com muita disposição iniciaram os trabalhos de organização da 16ª edição da ExpoBento – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Com data marcada para 8 a 18 de junho de 2006 a feira tem como principal objetivo o fortalecimento dos setores, com a busca de novos caminhos para a comercialização e divulgação dos produtos.
Apostando na diversidade como principal característica, a idéia é atrair um público qualificado e com potencial de compra. Na próxima edição, a ExpoBento contará com o Espaço Cultural, Casa Show, Empresas e Entidades, Espaço Mulher, Salão Automotivo, Desfiles de Moda, VII Motoserra, Shows de nível local e nacional e a praça de alimentação, cujo espaço será denominado “Festa, Vinho e Gastronomia”.
-Outubro é o último mês para as inscrições no prêmio Salão Design Movelsul.
Dia 28 de outubro é o prazo final para a inscrição de projetos no mais importante prêmio de design de móveis da América Latina e Caribe. As indústrias têm até o dia 27 de janeiro.O prêmio Salão Design Movelsul já recebeu inscrições vindas da Colômbia, Argentina, Chile, Equador, México e Uruguai, além do Brasil, cujo prazo final é no dia 28 de outubro. Na categoria Indústrias, cujo prazo encerra dia 27 de janeiro, já conta com 20 empresas inscritas.Este prêmio, que comemora a sua décima edição, é reconhecido pelos profissionais da América Latina e Caribe. Na edição 2004, 1.142 projetos foram julgados, com trabalhos vindos também da Espanha e Itália. O Salão Design acontece paralelamente a feira de móveis MOVELSUL BRASIL 2006 [13 a 17 de março, na cidade de Bento Gonçalves/RS - um local propício para o contato e troca de informações entre as indústrias moveleiras e designers – principal objetivo do Salão Design Movelsul.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment