Programa dia 06/10/05 às 11:30 a.m.

HOJE o programa Negócios e Mercado estará sendo gerado ao vivo direto do Congresso da Movergs em Bento Gonçalves. Entrevistas, informações e tudo sobre o que esta sendo debatido no evento você ficará sabendo a partir das 11:30 a.m. O programa apresenta ainda os índices e indicadores econômicos. A direto da Itália (Conegliano) acompanhe o comentário do jornalista Antônio Piccoli . É só acessar www.radioviva.com.br/aovivo
----------------------------------------------------------------
Comentário de Carlos Quadros às 07:45 a.m. na rádio VIVA AM 890

Desemprego

Levantamento da Rádio Viva e divulgado ontem junto aos principais segmentos econômicos do município aponta para um alto índice de desemprego na cidade no primeiro semestre do ano. Somando-se os 03 principais setores da economia, Móveis, Metal-mecânico e vinhos o número de desempregados chega próximo a 03 ( três) mil pessoas. E mais na busca pela re-colocação e por uma oportunidade de emprego verifica-se a falta de qualificação dos candidatos.
A situação é séria pois quais serão os resultados disso nos próximos dias ? Com o desemprego e sem garantia de emprego futuro o que farão estas pessoas para tentar sobreviver dignamente ?
O quadro ainda pode agravar-se pois no setor moveleiro por exemplo , devido a crise cambial e a recentemente decisão do governo estadual de suspender o pagamento e o reconhecimento dos créditos de ICMS a todos os exportadores irá provocar ainda mais demissões.
O que fazer então para minimizar o problema. O comércio poderá, quem sabe nos próximos meses gerar alguns empregos temporários, mas percebo ainda uma falta de política para atração de novos investimentos no município. Lembro que no ano passado andamos perdendo algumas empresas importantes, embora a mão de obra em alguns casos permaneceu aqui.


O trabalho é a base da dignidade de todos os cidadãos.

È preciso rever as políticas de apoio ao micro empreendedor, mediante facilidades de acesso ao crédito, à assistência e orientação técnica e ainda incentivo e apoio na organização de pequenas cooperativas ou associações de produção. É preciso ainda criar condições para a Qualificação Profissional, com orientação e encaminhamento a cursos de qualificação e re-qualificação gratuitos.

Planeje sua recolocação:

Enquanto isso, você desempregado que me ouve, preste atenção : Você deve planejar a sua recolocação.
Tome providências - Agora é hora de trabalhar por você ...Acorde cedo e trabalhe duro pela sua recolocação. Conseguir um novo emprego exige disciplina. É bom também ter tranqüilidade, paciência e confiança; Junto com a sua família, defina a melhor maneira de enfrentar a situação; Tenha sempre em mente: a perda do emprego é uma situação temporária; A vida continua. Planeje o seu orçamento - Não é hora de desperdício ...Faça um orçamento doméstico. Faça uma lista dos produtos. O importante é que você corte tudo o que não é realmente necessário no momento; Pesquise qual o supermercado onde os produtos são mais baratos; Ontem mesmo foi divulgado pesquisa que confirma que se o consumidor pesquisar preços e passar a comprar onde é mais barato pode economizar até R$ 1.600,00 ( um mil e seiscentos reais ) por mês Já pensou ?
Importante: não assuma novas prestações. Qualquer coisa que não seja emergencial pode esperar.


Você não é um inválido !

E lembre-se você não é um inválido. Você pode ainda executar alguns serviços de pequeno porte que da para fazer em sua própria casa: Alfaiate, Amolador, Consertos de aparelhos domésticos, elétricos e eletrônicos, Confecção de carimbos, Conserto de bicicletas, Costureiro, Doceira, Encanador, Conserto de guarda-chuvas, Conserto de tapetes, cortinas e estofados e muito outros pequenos serviços.

Saiba meu amigo que você não têm culpa – Na verdade, está se vendendo ao trabalhador a idéia de que se ele estudar, se correr atrás, vai ter emprego, o que não é verdade. É um discurso falso, que culpa o coitado do trabalhador por estar desempregado. Ora não é ele quem decide se terá emprego; quem decide empregar não é nem o empresário, que está amarrado pelo atual cenário brasileiro, quem decide mesmo são os que governam este país.

--------------------------------------------------------------------
Notas Quentes:

- Palestra-almoço com Dr. Gustavo Loyola - Ex-Presidente do Banco Central
“Cenário Econômico do Brasil”. Baseado nesse tema é que o Dr. Gustavo Loyola - Ex-Presidente do Banco Central estará falando para empresários no CIC, durante reunião-almoço que será realizada no dia 18 de outubro (terça-feira), no Salão de Eventos da entidade a partir das 12 horas.
Doutor em economia pela EPGE-FGV, Gustavo Loyola foi presidente do Banco Central em duas ocasiões (1992-1993 e 1995-1997).Atualmente participa de conselhos de administração de empresas no País e no exterior.
- DESIGN DE PRODUTO DA UCS BENTO DESENVOLVE PROJETO DE MÓVEIS
Os acadêmicos da disciplina de Desenvolvimento de Projeto de Produto II do curso de Design de Produto da UCS Bento trabalharam neste semestre em quatro trabalhos. Os projetos concorrerão a R$ 60 mil em prêmios que serão distribuídos para os melhores trabalhos do Brasil e exterior, no Salão Design MovelSul, que acontece de 13 a 17 de março de 2006, em Bento Gonçalves. Os projetos poderão ser conferidos no 4º Portal de Profissões que será realizado na próxima quinta-feira (6), das 9 horas às 22 horas.
- Acontece hoje em Bento Gonçalves RS O CONGRESSO MOVERGS . Além de debates sobre o varejo, conjuntura econômica nacional e internacional e crescimento profissional serão apresentados para discussão e reflexão no Congresso no Hotel Dall´Onder.
Além de Antonio Fraquelli e Carlos Hildsdorf, o XV Congresso MOVERGS debaterá a atual situação do Varejo, com o consultor Marcos Gouvêa e o diretor comercial das Lojas Colombo Olivar Berlaver.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment