Programa dia 10/10/05 às 11:30 a.m.


HOJE no programa Negócios e Mercado entrevista com o Sr. Rocco Donádio da NET TV a Cabo. Ele vai anunciar novidades na programação da NET. O programa apresenta ainda os Indices e os Indicadores Econômicos. Direto da Itália (Conegliano) acompanhe o comentário do jornalista Antônio Piccoli. É só acessar o site http://www.radioviva.com.br/aovivoadioviva.com.br/aovivo
---------------------------------------------------------------------
Comentário de Carlos Quadros na rádio VIVA AM 890 às 07:50 a.m.
Semana passada tive a oportunidade de participar de um evento de comemoração dos 28 anos do Sindicato dos comerciários. O SEC-BG. Confesso que conhecia pouco a história deste sindicato cuja a base é Bento Gonçalves mas a sua extensão atinge outros municípios da serra. O Sindicato cresceu e hoje conta com uma Sede Central em Bento Gonçalves e escritórios regionais em Garibaldi e Veranópolis .É hoje um sindicato atuante, com mais de três mil comerciários filiados e vencendo desafios já projeta o futuro onde uma nova sede social e administrativa deverá ser construída lá próximo ao ginásio municipal de esportes.É um projeto arrojado mas nada que possa intimidar os seus líderes e associados para tornar realidade a obra.

Qual o papel de um sindicato
Hoje no Brasil os profissionais liberais somam mais de 5 milhões, sendo representados por mais de 500 entidades sindicais. Esses sindicatos, além de realizar a negociação trabalhista, lutam por uma ampliação do seu espaço de atuação profissional, prestando ainda uma série de serviços aos seus associados.
Os Sindicatos, assim, cumprem um importante papel social. Além de negociar salários, estabelecem acordos coletivos com os empregadores, buscando melhorar as condições de trabalho dos profissionais que representam. É a luta pela ampliação dos benefícios ao trabalhador e isso acaba estendendo sua ação sobre as próprias necessidades das famílias de seus representados.
Isto, quando não é o Sindicato mesmo que cria e oferece serviços indispensáveis aos profissionais, proporcionando assistência jurídica, planos de assistência médica e odontológica, cursos de qualificação profissional, recolocação no mercado de trabalho e outros.
O SEC BG, por exemplo, além de tudo isso têm belíssimos projetos sociais. Alguns no anonimato, mas outros a olhos vistos. Lembram da criação da ACAMARE- Asssociação dos Catadores de material reciclável.

Um movimento sindical forte como temos no Brasil é essencial para a organização coletiva da sociedade civil e para a defesa dos princípios éticos e democráticos. Você poderia imaginar eventos como o impeachment de Fernando Collor de Mello, a movimentação pelas eleições diretas para Presidente da República, sem a participação do movimento sindical?
Por isso ao observar o crescimento do SEC BG tento entender um pouco da importância do movimento sindical brasileiro e até mesmo no mundo todo especialmente diante das realidades do capitalismo.
De que modo deve a classe operária lutar para vencer o capitalismo? É esta a questão primordial que se coloca todos os dias aos trabalhadores. Quanto mais o capitalismo se desenvolve e se propaga por todo o mundo, maior é o poder dos trabalhadores.
O trabalhador independente não tem defesa face ao patrão capitalista. O objetivo do sindicalismo não é substituir o sistema capitalista por um outro modo de produção, mas melhorar as condições de vida no próprio interior do capitalismo. A essência do sindicalismo não é revolucionária mas conservadora. A ação sindicalista faz parte naturalmente da luta de classes. Os operários e os capitalistas têm interesses opostos.
Percebo ainda que em muito casos os dirigentes sindicais têm que viver com acusações do tipo:
O papel dos sindicalistas não é o mesmo que o dos operários. Eles não trabalham na fábrica, aqui na loja, no banco, não são explorados pelos capitalistas, não são ameaçados pelo desemprego. Estão instalados em gabinetes, em lugares relativamente estáveis. Discutem questões sindicais, têm a palavra nas assembléias de operários e negociam com os patrões.
Mas há uma diferença, porque a maior parte dos dirigentes sindicais, saídos das fileiras da classe operária, sofreram eles próprios, a experiência da exploração capitalista. Consideram-se como fazendo parte da classe operária, cujo espírito de classe está longe de se extinguir. Portanto têm a experiência de ter vivido em alguns casos a dura realidade dos empregados.

Qual o futuro do Sindicalismo diante da globalização
É difícil prever mas o certo é que alguns desafios ainda existem . O problema do tempo da jornada de trabalho , melhores condições de trabalho e do limite de condições aceitáveis de exploração,
Quando uma pessoa trabalha doze ou quatorze horas por dia, tem de ter uma hora para almoçar e outra para jantar e duas, ou três, ou quatro horas para se deslocar de casa para o trabalho e do trabalho para casa, é fácil perceber que as horas que sobram são para dormir. Esta pessoa não tem direito a ter família, não tem direito a ter amigos, não tem direito a ter uma atividade cultural ou desportiva, muito menos cívica, muito menos sindical e muito menos ainda, política. Esta pessoa é um sonâmbulo, um escravo. Por isso as jornadas de trabalho, tem que ser revistas, principalmente para os do comércio
Por isso não dá para imaginar nossa sociedade sem a atuação do movimento sindical e como é bom quando temos exemplos de sindicatos como os nossos daqui que fazem muito e ainda pretendem fazer mais.
------------------------------------------------------------
Notas Quentes:
- SEC BG na rádio
Para ficar ainda mais perto de você, o SEC BG está com um programa na rádio. É o “SEC BG Informa”, que vai ao ar às quartas-feiras entre as 11h30min e 12h na rádio Viva - AM 890, levando até a sociedade, e em especial aos trabalhadores do comércio, importantes informações e posições do SEC BG sobre vários temas, com a presença de nossos dirigentes, assessores e convidados.
Fique ligado no novo canal de comunicação!

- Produtores lançam 12 novos espumantes
Seis das 12 vinícolas familiares que integram os ‘Vinhedos de Monte Belo’ aproveitaram a participação na Fenachamp 2005 para colocar no mercado sua mais recente produção: 12 espumantes, sendo seis Brut e seis Moscatel. Os produtos podem ser apreciados pelo público visitante da festa, que poderá conferir de perto até o dia 16 de outubro, em Garibaldi (RS), a qualidade dos mesmos. Segundo o presidente da Aprobelo, Antoninho Calza, os espumantes são elaborados com quantidade limitada e a venda é feita apenas diretamente nas vinícolas ou em casas especializadas do Rio Grande do Sul. “Estamos desenvolvendo, juntamente com o Sebrae, um planejamento estratégico, para definir ações de mercado que nos auxiliem na colocação do produto em outros estados”, destaca. Segundo ele, a idéia dos produtores não é atingir um grande mercado, priorizando o controle da qualidade. “Cada vinícola está elaborando apenas 800 garrafas de cada espumante, totalizando 1.600 garrafas por empresa, entre Brut e Moscatel”, relata. O trabalho já prevê a inclusão dos demais associados no processo de elaboração de espumantes, além de vinhos finos. Os ‘Vinhedos de Monte Belo’ vem desenvolvendo um trabalho de busca pela Indicação de Procedência. Técnicos da Embrapa Uva e Vinho estarão realizando atividades na região nesta terça (11).
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment