
Feriadão e a abstenção
Com índices de abstenção historicamente maiores em segundo turno de eleições presidenciais, a disputa deste ano deve superar os percentuais já registrados. Isso porque o feriado do Dia do Servidor Público, que seria nesta quinta-feira, foi transferido em alguns estados para segunda-feira, criando um feriadão em plena eleição. Yeda antecipou o feriado desta quinta para o dia 11. Isto significa que não haverá feriadão no Estado.Qual das duas candidaturas sofrerá mais prejuízo? A estimativa é que a abstenção fique entre 20% e 22%. No primeiro turno, foi de 18%.
-------------------------------
Índice de indecisos
Em cinco dias, aumentou o número de indecisos para a eleição do próximo domingo, segundo as pesquisas. Ou seja na reta final aumentou o número de indecisos. Mas alguém acredita em pesquisas?
Parece que os indecisos são os eleitores jovens, que estão entrando no mercado de trabalho ou nas universidades, moradores das grandes cidades, pessoas com renda entre dois e cinco salários mínimos e, principalmente, as mulheres. Será?
--------------------------------------
Censura descabida
Em Bento Gonçalves, há alguns dias, uma escola particular foi denunciada porque um professor resolveu exibir para seus alunos, em sala da aula, vídeos com conteúdo político em favor de uma determinada coligação. Era evidente tratar-se de propaganda política, tendenciosa, condenável e inadmissível, sobre tudo num ambiente escolar, onde a democracia deveria ser balizador à formação dos futuros cidadãos. Ocorre que ontem em uma instituição federal de ensino prática semelhante aconteceu. O servidor de internet bloqueou o livre acesso em todos os computadores da escola ao portal de uma determinada coligação, enquanto que o outro site da outra coligação não. Ou seja, nova tentativa de estelionato eleitoral, uma censura descabida, uma prática repugnante.
-----------------------
Definida a gerência do Viverone

------------------------
Aumento das mensalidades escolares
O reajuste para 2010 chega a 11%. As escolas culpam os inadimplentes.
Quem vai matricular seus filhos em escolas particulares deve ficar atento aos reajustes propostos pelas instituições de ensino para 2011, que devem chegam até 11%, o que ultrapassa o índice da inflação. Os pais podem questionar os índices aplicados. Ao verificar um aumento no valor das mensalidades maior do que o normal, o consumidor deve exigir que a escola mostre a planilha de custos que justifique o aumento praticado, antes de assinar o contrato ou fazer a renovação da matrícula. É importante destacar que essa informação pode ser exigida a partir de 45 dias antes do prazo para a realização das matrículas. Sei que gastos em educação não são despesas, são investimentos. Mas é preciso lembrar que além das mensalidades, há outros gastos, como material didático, uniforme, deslocamento com transporte, taxas para passeios, alimentação, entre outras, e isso muitas vezes compromete o orçamento de várias famílias.
Blogger Comment
Facebook Comment