Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) prevê 2013 melhor para o setor moveleiro
Os dados do monitoramentodo setor realizado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), em parceria com a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) apontam para um crescimento acima dos 9% de faturamento para o próximo ano.
Conforme o diretor do IEMI, Marcelo Villin Prado mesmo com os incentivos do governo com relação a reduçao do IPI os brasileiros ainda preferiram trocar o carro do que comprar um móvel. No ano que vem será diferente. Prado justifica a previsão pela ‘demanda reprimida’. “As pessoas não trocam de geladeira todo ano, não trocam de automóvel todo ano. Acreditamos que os móveis possam ser privilegiados ano que vem, aumentando sua participação no consumo das pessoas”, avalia. De acordo com os novos números da pesquisa IEMI, 90% dos consumidores de 2012 já planejaram uma próxima compra. O principal produto comercializado este ano foi o guarda-roupa.
Em 2012, o varejo apresentou crescimento de 4,5% em peças e 8% em faturamento. Na previsão para 2013, os produtos devem chegar aos 6,8% e a 9,7% em faturamento. O relatório ainda prevê uma produção do setor moveleiro com crescimento de 5,5%.
Ivo Cansan, presidente da Movergs, destaca como satisfatório o desempenho do setor em 2012. A expectativa da Associação é de crescimento acima do PIB, em torno de 3,5% líquido, neste ano.
O monitoramento do IEMI também prevê a estabilidade do setor em 2013 com base nas crescentes exportações para novos destinos, nas importações de complementos, com o surgimento de lojas multimarcas especializadas, nas pesquisas de varejo, com o auxílio da Internet e e-commerce e no crescente poder aquisitivo da classe média brasileira, responsável pela estimativa preliminar de R$ 31 bilhões de consumo interno em 2012.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment