Com um investimento milionário, PT,
PSDB e PSB planejam mobilizar 90 mil ativistas da internet. Eles
podem ser os grandes cabos eleitorais numa eleição em que a guerra
digital será decisiva para a vitória nas urnas. Hoje, 105 milhões
de pessoas têm acesso à internet no Brasil e cada uma delas costuma
passar em média duas horas por dia conectada à rede. Com uma verba
estimada em R$ 12 milhões, o PT inicia nas próximas semanas as
oficinas de preparação de 1.200 coordenadores de redes sociais de
18 Estados. Através deles, o partido pretende organizar uma massa de
20 mil internautas bem conectados, capazes de disparar mensagens que
podem alcançar o computador de 20 a até 40 milhões de pessoas em
poucos minutos, operação que, bem coordenada, pode alterar os
ânimos do eleitorado nas horas difíceis de uma campanha. A internet
representará, em 2014, pelo menos 30% da campanha,” atesta Alberto
Cantalice, vice-presidente do partido e coordenador da mobilização
digital.
Em 2013, a equipe
digital de Dilma foi reformulada. Em menos de um ano, a audiência da
página de Dilma saltou de 20 mil curtidas para 220 mil. Entre esse
público, 80% não é filiado ao PT nem se considera eleitor fixo do
partido. Trabalhando silenciosamente desde 2010, os tucanos fazem um
esforço para profissionalizar a equipe digital. Depois do Carnaval,
a equipe de internet da campanha de Aécio será reforçada. O
ex-deputado Xico Graziano, diretor do Instituto FHC, montará uma
redação com 50 internautas experientes. A estratégia de trabalho
seguirá o cardápio clássico de redes sociais da maioria dos
partidos: publicar notícias positivas com formato moderno e leve,
desconstruir informações negativas e apontar erros dos adversários.
Em 2010, o partido gastou cerca de R$ 8 milhões com a campanha
virtual. Quatro anos depois, prevê uma despesa próxima dos R$ 12
milhões admitidos pelo PT.
Em 2010, a equipe de
Marina Silva, vice de Eduardo Campos, conseguiu mobilizar 60 mil
militantes digitais a partir de 500 internautas, façanha que, ao
lado dos eleitores evangélicos, foi uma das alavancas para seus 20
milhões de votos. O PV gastou pouco mais de R$ 5 milhões com a
campanha na internet, em 2010. Juntos, Marina e o PSB planejam gastar
R$ 8,5 milhões este ano.
Blogger Comment
Facebook Comment