Hacker revela que Manuela intermediou contato com Glenn do Intercept

Imagem relacionada
Hacker confesso, Walter Delgatti Neto, também conhecido como “Vermelho”, revelou em depoimento à Polícia Federal o caminho que percorreu para descobrir os contatos telefônicos das autoridades públicas que foram hackeadas, segundo as investigações da Operação Spoofing. As informações são da GloboNews.

O modus operandi era sempre o mesmo, segundo ele. Tudo começa a partir de uma ligação ao número de telefone celular das vítimas em que tem acesso ao correio de voz. É por meio de uma mensagem no correio de voz que ele conseguia obter o código de acesso às contas do aplicativo Telegram das pessoas hackeadas.

Delgatti disse que o primeiro telefone que invadiu foi o do promotor Marcelo Zanin Bombardi, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco). Bombardi foi o responsável pelo oferecimento de uma denúncia à Justiça contra Vermelho por tráfico de drogas relacionado a medicamentos que foram apreendidos em sua casa durante uma batida policial.

A partir da agenda do Telegram do promotor, Vermelho descobriu um grupo denominado "Valoriza MPF", onde teve acesso aos números de José Roberto Robalinho, ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, e de outros procuradores, e posteriormente ao telefone do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP). A cada agenda acessada, mais e mais contatos eram descobertos pelo hacker.

A partir da agenda de Kim, Delgatti entrou na conta do Telegram do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que foi ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, e depois do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Este tinha em sua agenda os números de celular de procuradores da Operação Lava Jato, como Deltan Dallagnol. A partir desse ponto, o acusado descobriu o número do ministro da Justiça, Sergio Moro, e de outros magistrados.

Delgatti afirmou que verificou nas conversas da Lava Jato que ele acessou supostas irregularidades e que, por isso, decidiu divulgá-las de forma anônima ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, por saber da atuação dele no caso Eduard Snowden. Que obteve o contato do jornalista com auxílio da ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), cujo contato já havia sido obtido a partir da agenda da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que por sua vez foi extraído da agenda do ex-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB).

Delgatti disse que ligou para Manuela no Dia das Mães deste ano afirmando que tinha acessado conteúdos comprometedores da Lava Jato e queria repassá-los a Greenwald. O hacker teria percebido que ela estava acreditando na história e, por isso, enviou a ela uma gravação de áudios de dois procuradores. No mesmo dia, ele recebeu uma mensagem via Telegram do jornalista.

O hacker disse que não recebeu qualquer vantagem financeira ao divulgar as conversas a Greenwald e que não fez nenhuma edição do conteúdo. Vermelho está preso desde a terça-feira (23), em Brasília, por ordem do juiz federal Vallisney Oliveira. ( Com conteúdo da Gazeta do Povo).
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment