
As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,7 bilhões em 2018, o que corresponde a 1,89% do faturamento bruto do setor, de acordo com a 19ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS. O resultado representa um crescimento de 0,7 ponto percentual em relação ao índice de 2017.
Dentre as principais causas de perdas citadas pelos entrevistados estão:
- quebra operacional, 40%
- furto externo, 20%
- erro de inventário, 13%
- furto interno, 7%.
As seções que lideram os índices de perdas (por faturamento bruto) são:
- FLV (frutas, legumes e verduras), 5,54%
- Rotisserie/Comidas Prontas, 5,52%
- Padaria e Confeitaria, 4,12%
- Peixaria, 4,04%.
Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade no ano passado foram:
- refrigerantes
- cervejas
- cortes bovinos (exceto picanha)
- pilhas e baterias
- chocolates em barra e tabletes
- queijos, desodorantes
- azeites
- sabão em pó.
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