O que passar desse limite será tributado com o imposto. A medida vai vigorar por 12 meses e atende a um pedido feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante visita do presidente brasileiro àquele País.
O Governo autorizou sem a contrapartida da Casa Branca de abrir o mercado norte americano para o açúcar no Brasil. A medida vai gerar mais desemprego ainda no Nordeste e estancar um setor que vinha em plana expansão, apesar de tamanhas dificuldades.
A medida desagradou e tirou o sono dos produtores de etanol do Nordeste. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar), Renato Cunha, o Governo assumiu, há dois anos, o compromisso com os produtores de que a isenção de 600 milhões de litros por ano não seria renovada, mas acabou cedendo às pressões de Trump. A concessão feita pelo Brasil aos EUA foi comemorada por Trump em suas redes sociais no início da semana. Contudo, Washington ainda não deu garantias de que fará concessões ao setor açucareiro brasileiro.
Blogger Comment
Facebook Comment