Os tentáculos da Hidra de Lerna brasileira

Religião e política, cabeças cortadas e Estado religioso ...
Por Angelo Castello Branco 
Conta-nos a Mitologia que a Hidra de Lerna era um bicho difícil de se entender. Tinha muitas cabeças em forma de serpentes. Quando cortavam uma, outras duas surgiam no seu lugar e ele ficava mais perigoso. Com sabedoria e perseverança, Hércules derrotou o monstro e o cadastrou nos arquivos de suas memoráveis façanhas. Dizem os gregos, e quem somos nós para duvidar.
Para se entender o governo de Bolsonaro há que se decifrar não apenas uma, mas quatro cabeças. A dele e a de seus três filhos políticos. Desde que assumiu a presidência da República, o chefe da nação viu-se envolvido em repetidas crises e, em todas elas, lá estavam os tentáculos da hidra brasileira. Decifrar tudo isso é tarefa de algoritmos. Parece que as cabeças são reagentes a espécies que, de uma forma ou de outra, possam ganhar notoriedade na convivência com o poder. Porém, não há provas científicas que comprovem essa tese.
O Brasil não acabou. Sem Sérgio Moro e sem Henrique Mandetta o governo ganha a cara exclusiva do presidente Jair Bolsonaro. O tiroteio de denúncias e intrigas contra a Hidra aninhada no palácio do Planalto avolumou-se nas últimas 48 horas e as balas vão ricochetear em gabinetes do poder Judiciário, em escritórios de juristas e no parlamento. Bolsonaro está tomando suas precauções. Já esteve com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tóffoli, e vem conversando com o grupo do famoso centrão da câmara dos deputados. O primeiro responde pela pauta do Judiciário e o segundo dispõe de votos suficientes para engavetar iniciativas de impeachment. Isso tem um preço. Embora a história revele muitas traições.
Bolsonaro sai de casa na manhã desta segunda-feira, conversa com apoiadores que aplaudem, troca farpas com os plantonistas da imprensa e segue para o gabinete pensando o que dizer na posse do novo ministro da Justiça, como vai responder às acusações de Sergio Moro, como tratar da grave questão da pandemia e como conter as outras cabeças da Hidra antes que elas devorem mais ministros do seu governo ou sejam abatidas como conta a mitologia. Afinal, sempre há tempo de se mudar a história.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment