Mandetta não caiu ! Agora !


Após o episódio desta segunda-feira(06) que dominou o noticiário nacional, onde a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro de demitir o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta restou uma certeza. O ministro já caiu! Não vai sair agora, mas vai sair logo ali na frente. Quanto tudo estiver mais controlável.

Ficou claro que Mandetta só não saiu agora, porque a pressão política pra cima do presidente, vida principalmente das ruas e do parlamente, fez ele recuar. A origem do choque está na divergência sobre a melhor forma de lidar com a pandemia do coronavírus, especialmente no que diz respeito ao isolamento e à reabertura dos negócios. O debate sobre o modelo de isolamento é discutível, mas é preciso ter convicção no critério e ter convicção na equipe que é responsável tecnicamente pelo enfrentamento da doença. O sucesso de Mandetta poderia ser também o sucesso de Bolsonaro como chefe e como gestor de uma equipe

Existe até mesmo um nome para o cargo, o de Osmar Terra, que já esteve no primeiro escalão de Bolsonaro, ocupando a pasta da Cidadania até fevereiro deste ano.


De cada lado deste debate há pessoas de boa fé, que, analisando os dados disponíveis, com toda a honestidade de consciência defenderão determinadas formas de lidar com a pandemia. E Bolsonaro deveria defender seu ministro. Recente pesquisa do instituto Datafolha aponta que 82% dos eleitores do presidente apoiam o modo como o Ministério da Saúde vem conduzindo a prevenção e o combate ao coronavírus.

O capital político de Bolsonaro é maior, mas poderá ser bem menor, caso continue a insistir numa tese em que a maior parte da população acredita.

Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi Hoffmann, a senadora dos olhos verdes do PT tinha um amante

Fim da cobrança por marcação antecipada de assento em aeronaves depende agora da Câmara

Grupo Doha apresenta detalhes do porto de Arroio do Sal