Plano gaúcho de distanciamento entra em vigor

Capa site distanciamento


O governo do RS apresentou, neste sábado (9/5), a consolidação do chamado Distanciamento Controlado. O Decreto 55.240 estabelece o modelo que será publicado no domingo e passa a valer oficialmente a partir da 0h de segunda-feira (11/5) em todo o território gaúcho.
Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas. É um sistema robusto abastecido por indicadores e variáveis bem consolidadas para dar um resultado tecnicamente eficiente para dar base a decisões dos gestores públicos e autoridades da saúde.
O modelo de distanciamento envolve duas dimensões: regional e setorial. Os dados desses dois segmentos são cruzados para definir o risco epidemiológico e o nível do distanciamento exigido em cada uma das 20 regiões e em cada um dos 12 grupos de atividades econômicas definidos.
O monitoramento será diário, mas a atualização da bandeira ocorrerá semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte.
Cada região será avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final:
• propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população);
• capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento).
Conforme o grau de risco calculado com pesos diferenciados para cada indicador, as regiões recebem uma cor de bandeira.
Todos os finais de semana o governo do RS, roda o modelo, que é abastecido com os dados da semana em cada região,e aí se tem o resultado do momento para mudar ou não as orientações e os protocolos.
Basta acessar o site para conferir: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br


Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi Hoffmann, a senadora dos olhos verdes do PT tinha um amante

Fim da cobrança por marcação antecipada de assento em aeronaves depende agora da Câmara

Grupo Doha apresenta detalhes do porto de Arroio do Sal