Fachin anula três processos contra Lula

A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a incompetência da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba de julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, poderá evitar que o ex-juiz Sergio Moro tenha seus atos julgados pela Corte e preservará outros processos da Lava-Jato. A avaliação é de advogados especialistas na matéria.

De outro lado, a decisão do ministro, recoloca no cenário político o PT. O partido que nas últimas eleições perdeu terreno em vários estados e municípios, volta a ter esperança de que poderia comandar o país novamente.  De fato, com a possível volta de Lula, a disputa das eleições pode ganhar um novo cenário.

No entanto, perde espaço Doria e Sérgio Moro. Já Guilherme Boulos e Ciro Gomes ou formam uma frente para aderir ao Lula ou vão ter que dividir os votos da esquerda. 

Para Lula seria a hora da verdade; ele teria que enfrentar Bolsonaro e aí saberemos quem tem mais popularidade.  Mas o país ficará ainda mais dividido.

De qualquer forma, a decisão que agora remete a Brasília o julgamento, terá ainda outros desdobramentos. Os efeitos devem persistir,  porque a decisão acrescenta mais um ingrediente de incerteza em um ambiente já contaminado por insegurança. 

A possibilidade de Lula ser candidato deve, também, pressionar a equipe econômica e o próprio presidente Bolsonaro a repensar suas prioridades, tendo em vista possíveis repercussões eleitorais.

É preciso esperar. A decisão de Fachin ainda será analisada pelo plenário do STF. Se a anulação for mantida, Lula volta a ser elegível, e fica apto a disputar as eleições de 2022.





SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment