O consumo per capita de vinho chegou a 2,8 litros ao ano em 2020, mas teve uma pequena retração, chegando aos 2 litros anual, segundo a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). A movimentação brasileira foi de 438,8 milhões de litros da bebida alcoólica em 2022, redução de 10% em comparação ao ano anterior, porém, em comparação a 2019, houve alta de 14%, segundo dados da Ideal Consulting, empresa de inteligência de mercado voltada para o setor de vinhos.
Dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) revelam que, entre 2019 e 2021, a comercialização de vinhos cresceu 75% no Brasil. No geral, incluindo vinhos e espumantes nacionais e importados, o aumento no consumo no período foi de 27%, segundo a Ideal Consulting. Dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) mostram que hoje o consumo per capita de vinhos no Brasil é de 2,4l. A barreira de 2l foi rompida durante a pandemia.
Dados fornecidos em 2020 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) afirmam que o Brasil possui cerca de 1,2 mil vinícolas, sendo que 70% estão no Rio Grande do Sul e os outros 30% espalhadas em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.
Blogger Comment
Facebook Comment