Preço do azeite de oliva não para de crescer


O azeite de oliva, até dois anos atrás um componente bastante comum em boa parte das mesas dos brasileiros, se tornou hoje em dia um ingrediente de luxo depois de seu valor aumentar quase 50% nos últimos meses, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os motivos do encarecimento do produto são diversos, desde a influência do calor e da seca que atingem a na Europa à diminuição da oferta. No entanto, fato é que o soteropolitano não acha uma garrafa de 250 ml de azeite de Oliva por menos de R$ 35. A não ser que seja composto – quando se é misturado com óleo de soja.

Uma volta nos supermercados é o suficiente para ver que as prateleiras de azeite de oliva passam horas praticamente intocáveis. O consumidor chega, olha os preços e desiste da compra.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Olivicultura, os brasileiros consumiam cerca de 100 milhões de litros de azeite por ano, sendo 99% importados. Agora, a nova medida de consumo precisa ser contabilizada. Conforme Ibraoliva, o país produz apenas 1% do azeite consumido.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment