Mercado avalia que as medidas só devem provocar algum efeito no longo prazo

Em meio à crise política gerada por denúncias contra o núcleo do governo federal, e com a recuperação econômica mais lenta do que o esperado, o presidente Michel Temer (PMDB) lançou nesta quinta-feira (15) um pacote com uma série de medidas para tentar reduzir o endividamento de empresas e pessoas, diminuir a burocracia e estimular a atividade econômica. Segundo analistas econômicos, as medidas, poderão surtir algum efeito prático, se forem realmente implementadas, no longo prazo. Todo mundo sabe, e nós já estamos absolutamente calejados de saber, que amanhã, quando a gente acordar, ninguém vai ir no Banco, fazer um financiamento, ou entrar num site para conseguir descontos dos impostos que está devendo, e se beneficiar.Nada, absolutamente nada do que foi apresentado pela equipe econômica tem efeito de curto prazo.

Cada empresário, pequeno, médio ou grande, terá que entender em que parte ele se encaixa nesta engrenagem e como poderá ser amparado. Terão que investir tempo e paciência para compreender como poderão aderir à renegociação de dívidas com o fisco ou ao refinanciamento de débitos com o BNDES. Também terão que aprender as novas formas de preenchimento da papelada (virtual) para importar ou exportar, ou de como obter uma duplicata eletrônica para usar como garantia em novos empréstimos. E por aí vai. Para o trabalhador brasileiro, endividado ou não, só veio a promessa de que serão beneficiados em algum momento do futuro. Se os empregadores conseguirem pagar os impostos que devem, renegociarem dívidas caras, reduzirem seus processos com a desburocratização na relação com o setor público e, sob este impulso voltarem a produzir e crescer.


Este é o Pacote do Custo Brasil. Todas as medidas complexas que foram propostas são bem-vindas pela promessa de melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia. Henrique Meirelles disse e repetiu várias vezes as palavras eficiência, produtividade, competitividade, visando “reduzir o custo de se produzir no Brasil”. Se tudo der certo, se todos os agentes econômicos entenderem as propostas, ainda assim, vai levar um bom tempo até que o país passe a girar novamente com todo o vigor.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment