R$ 500 bilhões/ano em sonegação

De acordo com o pesquisador Gabriel Casnati, da área de Justiça fiscal da Internacional de Serviços Públicos (ISP), as perdas do Brasil por causa da sonegação de impostos correspondem a um valor sete vezes maior do que é desviado por corrupção; Cerca de R$ 500 bilhões/ano."Quando você taxa muito quem tem pouco, e pouco quem tem muito, você terá menos verbas para ter um serviço público com melhor qualidade", afirma Casnati. “Para quem recebe dois salários mínimos, quase 200 dias de trabalho são perdidos para pagar impostos. Enquanto para a população mais rica, a alíquota que deveria ser de 27,5% no imposto de renda, acaba onerando apenas 106 dias ao ano", revela.

De acordo com o pesquisador, o Brasil possui uma tributação diferente dos países mais desenvolvidos. "Os países mais desenvolvidos taxam heranças e os mais ricos mais que os mais pobres. Entre os países mais ricos, o Brasil é o único que não taxa dividendos dos empresários. A ONU considera o Brasil um dos paraísos fiscais para os mais ricos, porque eles pagam pouco imposto." Outro problema apontado por Casnati é a má tributação. Segundo ele, apesar de a mídia vender a ideia de a carga tributária brasileira é alta, na realidade, há uma desigualdade na forma como os tributos recaem sobre a população. As informações são da Brasil 247.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment