Joe Biden: o presidente mais votado da história dos Estados Unidos



Joseph Robinette Biden Jr. tem uma extensa carreira na política dos Estados Unidos. Em 1972, ele se elegeu senador pelo estado de Delaware, se tornando um dos mais jovens da história do país a ocupar tal posto. Ele foi senador por seis mandatos consecutivos, deixando o Congresso apenas em 2008, para ser o vice-presidente de Barack Obama.

Poucas semanas antes de assumir o cargo como senador, sua esposa Neilia sofreu um acidente ao colidir o carro que dirigia com um caminhão. Ela havia saído com os três filhos do casal para fazer compras de Natal. Neilia e Naomi, que tinha um ano de idade, morreram no acidente. Os outros dois filhos, Hunter e Beau, sobreviveram com ferimentos.

Viúvo, Biden cogitou renunciar ao cargo para cuidar dos filhos, mas foi demovido da ideia pelo presidente do Senado. Cinco anos após a tragédia, Biden se casou novamente com Jill Tracy, professora e doutora em Educação.

Nos seus 36 anos no Senado americano, Biden acumulou uma longa experiência nas comissões de Justiça e de Relações Internacionais, assumindo a presidência delas em diversas ocasiões.

Durante os oito anos do governo Obama, entre 2009 e 2016, Biden teve uma atuação destacada como vice-presidente, assumindo o controle de grande parte do governo, a convite do presidente. Sua experiência e capacidade de reduzir conflitos entre as opiniões divergentes dentro do próprio governo era muito valorizada por Obama, que o tinha como um importante conselheiro.

Nos anos seguintes ao fim do seu segundo mandato de vice-presidente, Biden sempre foi considerado como um potencial candidato democrata em 2020, mas se recusava a confirmar se estava de fato na disputa, normalmente desconversando o assunto com uma piada.

Durante o governo Trump, Biden manteve participação ativa na vida política do país ao defender mais estudos contra o câncer, combate às mudanças climáticas, maior acesso à saúde pública e os direitos dos imigrantes e da comunidade LGBTQIA+.

Em julho de 2019, Biden decidiu entrar na disputa à presidência e manteve uma promessa feita em um debate e selecionou uma mulher para o cargo de vice-presidente. A escolhida foi Kamala Harris, que, curiosamente, fez um dos principais ataques contra Biden durante as primárias.

Vitorioso em todas as disputas que entrou até hoje pelo voto popular, Biden se tornou o 46º presidente dos EUA.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment