Exportação de vinhos brasileiros cresce 325% para os EUA e China



Os Estados Unidos e a China foram os responsáveis por ampliar a exportação das bebidas em 325%, nos últimos cinco anos, de acordo com um levantamento da Ideal Consulting. A consultoria, especializada em inteligência de mercado, apontou que os espumantes nacionais puxaram o consumo no exterior, ultrapassando até mesmo rótulos de Portugal e do Chile no mercado norte-americano. As exportações dos vinhos e espumantes brasileiros aumentaram 30%, chegando às 6,7 milhões de garrafas, com destaque para as bebidas produzidas no Rio Grande do Sul (90,7% das vendas), São Paulo (22,6%) e Paraná (22,2%).

De acordo com Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting, há dois fatores importantes que explicam o bom desempenho dos vinhos e espumantes brasileiros no exterior, como a qualidade da bebida e o trabalho dos produtores junto aos importadores.

“O espumante brasileiro, especialmente, tem se tornado um produto importante em países como os Estados Unidos e a China, que vêm crescendo muito o consumo principalmente pela melhora na qualidade das uvas e nas técnicas de vinificação adotadas nas vinícolas brasileiras”, conta.

O trabalho dos produtores brasileiros em abrir novos mercados com os importadores estrangeiros também é apontado como um dos responsáveis pelo salto de consumo no exterior. Estados Unidos e China são responsáveis por 81,6% das exportações de vinhos e espumantes brasileiros.

Os dados levantados pela Ideal Consulting encontram semelhanças com os apurados pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), que aponta um crescimento de 29,85% para os vinhos finos e 12,29 para os espumantes. Para o presidente da entidade, Deunir Argenta, embora o volume exportado ainda seja pequeno, já demonstra que a bebida nacional está sendo reconhecida pelo mundo.

“O mundo está enxergando a melhora na qualidade das nossas uvas e da vinificação, melhoramos muito nos últimos anos. As vinícolas brasileiras têm hoje a mesma técnica e equipamentos utilizados pelos europeus, e isso está sendo reconhecido”, explica.

A isso se soma a participação cada vez maior dos produtores brasileiros nas feiras internacionais de promoção dos vinhos, abrindo novos mercados e chegando até mesmo ao Reino Unido, segundo a Uvibra.

Nos dados consolidados, foram 4,4 milhões de litros de vinhos finos e 771 mil de espumantes exportados em 2020. Já o suco de uva teve uma queda expressiva de 43,13%, passando de 2,4 milhões para 1,3 milhão, segundo a Uvibra.

O ano de 2021 também deve ser de novos recordes de produção e de exportação dos vinhos brasileiros. A safra está estimada em 800 mil toneladas só no Rio Grande do Sul, responsável por 90% da bebida produzida no país.

SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment