Últimas

Vinho alimento: Setor prepara sugestões de mudanças

A poucos dias da data final para a decisão do governador Germano Rigotto sobre o projeto que classifica o vinho como alimento, o setor vitivinícola reage à polêmica instaurada no Estado desde a aprovação pela Assembléia, em 29 de agosto. Há uma semana, entidades o setor estiveram reunidos com o governador e apresentaram uma proposta para tentar pôr fim às questões levantadas pelo Sindicato dos Médicos do Estado e pelo Ministério Público de que o projeto incentivava o alcoolismo e o consumo por menores de idade.Entre os itens da proposta estão as normas para a divulgação do vinho na mídia e o reconhecimento de que a bebida tem caráter alcoólico. O texto também ressalta que o produto não deve ser vendido a menores de 18 anos, como já garante o Estatuto da Criança e do Adolescente. O governo deve decidir se sanciona ou veta o projeto até a próxima segunda-feira (25).
----------------------------------------
Manter os supermercadistas gaúchos atualizados sobre alterações legislativas pertinentes ao setor – com este propósito, a Agas (Associação Gaúcha de Supermercados) promove no dia 26/09 o seminário “Fiscalização da Classificação de Produtos Vegetais”, trazendo em pauta as mudanças propostas pela Lei Nº 9.972, de 25 de maio de 2000, que institui a classificação obrigatória em todo o País de produtos vegetais, subprodutos e resíduos de valor econômico. No encontro, as engenheiras agrônomas e fiscais federais agropecuárias Maria Inêz Canfield e Helena Pan Rugeri prestam esclarecimentos sobre as modificações normativas e alertam para o descumprimento da regulamentação, fiscalizado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, que pode acarretar em multa ou até na interdição do estabelecimento. O evento acontece às 15h, no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909), em Porto Alegre, e deve contar com um público de 200 empresários do ramo de auto-serviço. Mais informações e inscrições pelo e-mail eventos@agas.com.br ou fone (51) 2118-5200.
-----------------------------------------------
Município pede flexibilidade aos bancos para minimizar prejuízos causados pela geada na agricultura

Um documento entregue na manhã desta terça-feira, 19, ao Banco do Brasil pretende minimizar as perdas causadas pela forte geada registrada no início do mês no município. O ofício, assinado pelo Prefeito Alcindo Gabrielli, solicita a atenção de instituições bancárias locais no sentido de viabilizar uma maior flexibilidade na negociação dos financiamentos de custeio de safra realizados pelos agricultores do município. Anexo ao documento foi entregue uma cópia da declaração emitida pela Emater contendo os dados apurados em levantamento efetuado junto aos produtores e a ata da reunião do Conselho Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na qual foram discutidas soluções para o problema.Segundo estimativas da Emater as perdas na safra de pêssego chegaram a 70%, sendo as variedades precoces as mais atingidas. Há prejuízos também em menor proporção na safra da uva. O órgão estima que cerca de 90% dos produtores de pêssego optaram pelo financiamento.
A orientação inicial do Banco do Brasil é que todos os produtores que tiverem contratado o financiamento ou outra modalidade de crédito destinada à agricultura procurem uma agência do banco para comunicar as perdas. Os casos serão analisados individualmente.
--------------------------------
Apicultores de Antônio Prado e Ipê planejam associação.

Às vésperas de completar um ano de atividade, um grupo de apicultores das cidades de Antônio Prado e Ipê, prepara-se para dar um importante passo em busca do fortalecimento dos negócios. Satisfeitos com a experiência de unir seus esforços por meio de um núcleo do programa Empreender, iniciada em outubro de 2005, os 28 produtores de mel das duas localidades da Serra Gaúcha pretendem agora formalizar sua união com a constituição de uma entidade. No próximo dia 21 de setembro, o grupo participa de oficinas promovidas pelo SEBARE sobre a constituição de empreendimentos coletivos. Os encontros serão organizados por meio do programa “Juntos para Competir”. Desde o dia 15 de setembro, o núcleo tem um estande próprio na 8ª Mostra Del Paese, feira promovida pela Acis com o objetivo de exibir o trabalho realizado pela comunidade de Antônio Prado. No estande, além de comercializar mel, bolos, bolachas, entre outros produtos do núcleo, os apicultores divulgarão as atividades desenvolvidas pelo grupo. A 8ª Mostra Del Paese é realizada em três fins de semana consecutivos: de 15 a 17 de setembro, de 22 a 24 de setembro e de 29 de setembro a 1º de outubro.
-----------------------------------------
Caxias do Sul lança Semana do Comércio

A organização dos locais de venda e as experiências de empresários serão algumas das principais atrações da 1ª Semana do Comércio e Serviços de Caxias do Sul. A iniciativa, foi lança nesta semana, e é a primeira de uma série de ações que visam informar e capacitar os empreendedores do setor com o objetivo de incrementar e qualificar os negócios no município. A realização do evento integra o Programa de Desenvolvimento do Comércio e Serviços de Caxias do Sul, que teve início em maio deste ano e até agora teve como foco principal o levantamento de pontos positivos e negativos do setor. Com base nesses dados, estão sendo elaboradas diversas ações, como a Semana do Comércio e Serviços. A iniciativa tem o incentivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e reúne dez entidades envolvidas com o setor. A programação da 1ª Semana do Comércio e Serviços de Caxias do Sul inclui a palestra “A importância de um bom local de venda” nos dias 26, 27 e 28 de setembro, que será realizada nos bairros Centro, Bela Vista e também em Ana Rech. Complementará a atividade depoimento de um empreendedor, que dividirá suas experiências com os participantes.As palestras serão ministradas por um consultor do Sebrae/RS, e abordarão temas relacionados à disposição dos produtos e à apresentação dos empreendimentos, conceitos de exposição e visual, iluminação, vendas por impulso e coordenadas e o perfil do cliente. As próximas ações do Programa de Desenvolvimento do Comércio e Serviços de Caxias do Sul deverão abordar temas como capacitação do empresário, vitrinismo, gestão e planejamento do negócio.
-------------------------------------------
SCA começa expansão nos EUA

Nesta quinta-feira(21), a S.C.A. estará inaugurando um showroom exclusivo no mercado norte-americano. O primeiro ponto nos Estados Unidos foi inaugurado em junho deste ano, na famosa Coral Gables, Florida. Agora, a fabricante de 39 anos, com sede em Bento Gonçalves, confirma seu plano de expansão no exterior com a inauguração de mais um endereço, desta vez em Deerfield Beach, Florida. No Brasil a SCA já têm 130 pontos-de-venda exclusivos. Seis novos pontos nos Estados Unidos devem ser inaugurados. Ao todo já são 145 pontos de venda no Brasil e exterior. No exterior, a marca já entrou no mercado de mais de trinta países da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e Oriente.

----------------------------------------
A MOVERGS- Associação das indústrias de móveis do RGS divulgou nesta terça-feira os dados do desempenho das exportações de móveis brasileiras. O Brasil e o Rio Grande do Sul mantém os índices negativos nas exportações, embora tenha havido uma pequena diminuição. No caso gaúcho, no período de janeiro a julho de 2006, comparado com 2005 a queda é de -5,4%. .De janeiro a agosto de 2006 a perda é de -4,8%. NO mesmo período as exportações brasileiras registram queda de -9%.
Os Estados Unidos continuam sendo o maior comprador, mas há uma queda de 44% , no comparativo 2006-2005. Os países que vem aumentando as compras são: Chile [48%], Uruguai [46%], México [32%], Argentina [23%] e Colômbia [12%].

----------------------------------------
FIMMA BRASIL 2007 têm 90% dos espaços comercializados

Os espaços de exposição da FIMMA BRASIL 2007 encontram-se 90 % da sua totalidade com contratos fechados. O aumento de área de 3.700m2 do Parque de Exposições está sendo usado para remanejo e aumento de área de expositores. Segundo o vice-presidente e diretor de comercialização da feira, Neri Basso [Todeschini S.A.], “muitas empresas aumentaram a sua representatividade no setor de móveis e, por isto, necessitam de áreas maiores e, felizmente, estamos conseguindo atender, estudando caso a caso”. Na edição 2005, a FIMMA contou com 630 expositores , de 10 países e noves estados brasileiros. A FIMMA BRASIL 2007 acontecerá de 21 a 24 de março.
----------------------------------------------------
Mulheres que se destacam no setor do vinho e do espumante e apreciadoras de todo o Brasil estarão reunidas dias 7 e 8 de outubro no 1º Encontro Nacional da Federação Brasileira das Confrarias e Associações Femininas do Vinho e do Espumante (Febave). Será no hotel Samuara de Caxias e um de seus pontos altos será a noite de premiação da Dama do Vinho e do Espumante, no dia 7, em homenagem à mulher escolhida pela Federação por suas contribuições ao desenvolvimento e promoção do setor. O Troféu Dama do Vinho e do Espumante foi confeccionado em resina acrílica jateada, trabalhada artesanalmente pela caxiense Roselene Ferreira.
------------------------------------------------
Keko instala fábrica de capotas

Após quase dois anos comercializando capotas marítimas de forma terceirizada, a Keko, especializada em acessórios automotivos para veículos leves, picapes e utilitários, decidiu apostar nesse nicho de mercado através da fabricação própria. A empresa está instalando uma unidade de produção de capotas marítimas, com capacidade para 30 mil unidades/ano. A fábrica vai funcionar junto ao parque fabril da Keko, em Caxias do Sul, ocupando aproximadamente mil metros quadrados. O investimento entre maquinário, tecnologia, registros e patentes, assessoria de implantação e alocação do espaço alcança aproximadamente R$ 1 milhão. A nova unidade irá gerar pelo menos 20 empregos diretos na fase inicial da produção, com entrada em operação neste mês de setembro. Com a unidade de capotas a Keko estima um incremento de 8% a 10% no seu faturamento, que alcançou R$ 55 milhões no último ano.
----------------------------------------
Avicultor de SC pressiona para ampliar exportação a UE

Produtores de frango de Santa Catarina vão tentar ampliar ainda mais a cota de exportações para a União Européia.Nessa semana o Brasil conseguiu aumentar junto a União Européia a cota inicial de 231 mil toneladas por ano, para 322 mil toneladas. A decisão sobre o valor da sobretaxa no volume acima da cota não foi definindo, ficando para nova rodada em duas semanas. O Brasil ainda busca ampliar a cota anual, para 361 mil toneladas. Santa Catarina é o Estado mais interessado na negociação, pois é o responsável por 28% das exportações do país. O Brasil tenta ampliar ao máximo as cotas porque o volume que excede o que está determinado, tem que pagar uma sobretaxa que chega a 1,4 mil euros..
-------------------------------------------------
Casas Bahia pode comprar indústria de Estofados

Nota divulgada pela coluna Primeiro Lugar, da Revista Exame, de 13/09/06, especula que "A Casas Bahia, maior rede de varejo de eletrodomésticos e móveis do país, vai entrar no negócio de produção de estofados. A rede negocia a compra de seu principal fornecedor de sofás, a Ludival Estofados." Muito embora a diretoria da Casas Bahia negue que esteja negociando a compra da Ludival, cuja fábrica fica em Rio Claro, interior de São Paulo, desde maio vem sendo gerenciada por um funcionário destacado por Michael Klein, comandante da Bahia. Ainda segundo a nota da Exame, "O objetivo da empresa, que fatura R$ 11 bilhões por ano e enfrenta uma de suas piores crises, é reduzir custos com a produção própria, como já faz desde 1982 com a linha de móveis para cozinha da marca Bartira".A Bartira, que produz dormitórios, é de propriedade da Casas Bahia.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment