Estiagem no RS não deve prejudicar videiras na Serra
A estiagem que assola as lavouras do Rio Grande do Sul, não deve trazer grandes prejuízos para a uva. No entanto para as culturas de milho, soja, feijão e arroz os prejuízos já são irreversíveis. A safra de grãos do ano passado chegou as 29,5 milhões de toneladas, mas segundo a Emater-RS, as perdas deste ano derrubarão a produção para 22,5 milhões de toneladas. Esta perda de 25% da produção de milho, soja e arroz, sem considerar outros produtos, calculados pelos preços de mercado de cada grão, representam R$ 16,5 bilhões.

O editor conversou nesta quinta com o técnico em viticultura da unidade da Emater em Bento Gonçalves, Thompson Didoné que afrima que em algumas micro regiões no interior do município há prejuízos, mas são localizados." Por exemplo, no distrito de São pedro a seca não é tão intensa quando no Vale Aurora, em Verissímo de Matos e na Linha Brasil em Pinto Bandeira, isso deve-se ao tipo de solo", revela (ouça entrevista no portal leouve). De acordo com o pesquisador, ainda não é possível afirmar qual será o percentual de quebra, mas certamente em volume a safra 2012 será menor do que 2011, principalmente em virtude do granizo que atingiu as lavouras em dezembro passado.

Na região da campanha, onde o calor é ainda mais intenso, não há prejuízos para as videiras conforme informa o engenheiro agrônomo da Vinícola Almadén, Fabrício Domingues. "A qualidade das uvas estão excepcionais, há apenas preocupação com alguns vinhedos novos" revela (ouça entrevista)

A Almadén, empresa do grupo Miolo, de Bento Gonçalves, iniciou na safra passada a colheita mecânica em 120 dos 525 hectares de vinhedos que possui em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. A técnica garante maior agilidade e eficiência na colheita. A vinícola é a primeira a adotar a técnica no país. Entre as vantagens segundo Fabricío Domingues está a agilidade e a substituição da mão de obra que é cada vez mais escassa e cara. Mesmo assim a Almadém cerca de 220 safristas temporários serão contratados.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment