Quatro novos pardais serão instalados nas rodovias da serra. O governo segue o tentando corrigir problemas de infraestrutura ao invés de consertar os erros das pistas.
Quatro rodovias da Serra receberão pardais. Segundo o governo o objetivo é aumentar a segurança em estradas em que não há monitoramento eletrônico. As decisões, que devem ser implementadas já em março, foram anunciadas pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. Interessante que em nenhum momento o governo fala em resolver o problema dos buracos, da sinalização defeituosa, da falta de segurança devido ao acostamento irregular e da aquaplanagem.

São vários os especialistas que afirmam que tão somente instalar pardais não significa redução do número de acidentes. Na verdade o governo esta tentando corrigir problemas de infraestrutura ao invés de consertar os erros das pistas. Então a solução encontrada para diminuir os acidentes foi instalar mais pardais.

O argumento do governo é pouco convincente. Nas rodovias que tem pardais, os acidentes continuam acontecendo. Fica claro que a política de redução de acidentes limitou-se a punir o contribuinte? De novo estamos dado mais atenção, às formas de sanção que às de educação. O problema são as sanções se transformarem em formas de arrecadação, ao invés de serem instrumentos pra salvar vidas.

A educação é a melhor forma de prevenir acidentes de trânsito. É preciso mais estudos sobre o assunto. Por que se coloca um pardal em vez de uma lombada eletrônica por exemplo. Por que um pardal, e por que tem que ser escondido?

Qual o interesse escondido na instalação dos pardais? Todos sabemos que em vez de salvar vidas e organizar o trânsito, os pardais se tornaram uma fonte de arrecadação fantástica para as prefeituras. No ano passado um estudo revelou que entre 85% e 95% das multas aplicadas ao motoristas, o excesso de velocidade ultrapassa apenas de 1% a 3% da tolerância do Inmetro. Portanto antes da instalação de um equipamento como o pardal é preciso um estudo técnico que determine a necessidade do recurso em função da trafegabilidade da via e do índice de acidentes. Ou a instalação do pardal acaba virando uma armadilha.
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Milan Tomic

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