Fosse em uma empresa, o que aconteceria com Lula?
Em seu primeiro emprego, um recém-formado foi encarregado de comprar material de rotina para abastecer o escritório da empresa. Fez a cotação e escolheu o fornecedor pelos critérios do melhor preço e qualidade. Quando foram fechar o negócio, o vendedor lhe perguntou: "E como eu te pago os 10%?"

"Que 10%?", perguntou o rapaz. O vendedor explicou que, pela praxe, ele tinha direito a comissão por tê-lo escolhido. O novato ofendido, pediu que ele desse o desconto no preço da compra, enquanto o vendedor o olhava com a expressão de quem constata estar diante de um trouxa.

Em uma empresa, na iniciativa privada, quando os funcionários conspiram contra o negócio, quando unem-se para fraudar a companhia, para desviar dinheiro, para obter vantagem nas negociações (na maioria das vezes em compras), quando usam da influência para indicar alguém, promover um funcionário, ou garantir o emprego de um funcionário improdutivo, a demissão por justa causa é a menor das penalidades. Quem corrompe enfrenta normalmente problemas sociais, econômicos e até morais. No mercado de trabalho, ficam muitas vezes na “geladeira”.

Há empresas que corrompem fiscais para sonegar impostos, que degradam o meio ambiente ou que instruem seus funcionários a fazerem o ilícito. Especialmente quando o assunto é o caixa 2, ou a mercadoria sem nota.

Em muitas empresas a confiança em um executivo, gerente, supervisor acaba por se traduzir em autonomia de decisão e frouxidão no controle.

Mas quando todo esse cenário, de corrupção na empresa é sabido pelo dono, é sabido pelo presidente, é sabido mas não é combatido. Será possível imaginar na iniciativa privada que o dono saiba de tudo e não tome nenhuma providência. Acho pouco provável, pois nenhum empresário vai tolerar que estejam lhe roubando.

Então o que dizer de Lula. Ficará por isso mesmo? Continua blindado? Não teria que explicar porque sabia de tudo e não fez nada?

Apesar de Lula continuar insistindo em dizer que o mensalão não existiu, os ministros do STF estão provando brilhantemente que houve, sim, escandalosa operação de desvio de dinheiro público para a compra de aliados do PT . O julgamento aparenta estar caminhando bem e parece que a “pizza” vai ficar para a próxima. Como todo brasileiro, espero que os culpados sejam punidos exemplarmente, da forma correta e justa, para que se inibam atos de corrupção futuros.

Fosse em uma empresa, o que aconteceria com Lula?
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment