2012 um ano perdido


Crise, endividamento das famílias e falta de investimentos adiam recuperação da economia. E o PIB deve crescer menos da metade do que se esperava

A cinco meses do fim do ano, a tão esperada recuperação da eco­­nomia no segundo semestre parece cada vez mais difícil. A indústria não consegue retomar o ritmo de investimentos, o comércio dá si­­nais de perda de fôlego, o con­­sumidor está mais cautelo­­so na hora de comprar e as exportações, embora favorecidas pelo dólar mais caro, ainda precisam driblar a desacele­­ração da demanda internacional.

Estimativas do mercado dão conta de que o Produto In­­terno Bruto (PIB) deve crescer entre 1,5% e 2% – contra uma previsão, no início do ano, de 4,5%. A taxa de desemprego continua baixa, a renda continua a crescer, ainda que em ritmo menor, mas a economia não deslanchou, influenciada pela crise internacional e por condições internas, como o endividamento das famílias e a falta de investimentos públicos e privados.

Apesar das medidas do governo para reativar o consumo – como redução da taxa de juros e do IPI para automóveis, móveis e linha branca –, o comércio dá sinais de perda de fôlego. O endividamento da população segurou o consumo nos últimos meses e a procura por crédito só agora começa a dar sinais de retomada.

Segundo dados da Serasa Experian, a procura por crédito cresceu, em julho, pela primeira vez em nove meses, com volume 8% superior ao de junho. Mas, no acumulado de janeiro a julho, o número de pessoas que contratou financiamentos ainda está 6% inferior ao de 2011.

Os analistas de mercado apontam para um crescimento da economia da ordem de 1,9%, contra os 2,7% registrado no ano passado. Sem contar com a queda de 0,33% em 2009, essa seria a pior taxa desde 2003, quando a economia cresceu 1,15%. E pela primeira vez a economia brasileira terá baixo crescimento aliado a baixa taxa de desemprego, de juros e inflação controlada.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment