Fiergs aponta estagnação da indústria

Segundo o Balanço 2013 e Perspectivas 2014, apresentado nesta terça-feira (10) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), desde 2004, a indústria cresceu apenas 6,3%, enquanto o comércio avançou 89%. Os dados revelam ainda que os importados vêm substituindo os manufaturados locais. De janeiro a outubro deste ano, as importações desses bens superaram as exportações em US$ 107 bilhões, ultrapassando o total dos 12 meses de 2012, em que este diferencial foi de US$ 94 bilhões. Além disso, este é o sétimo ano consecutivo em que essa conta fecha deficitária. A Fiergs aponta que o ano se encerra com grande desconfiança quanto à capacidade da economia brasileira de acompanhar o ritmo de crescimento no resto do mundo.

"A indústria gaúcha vem andando de lado há bastante tempo, o crescimento médio nos últimos dois anos foi de apenas 1,6%", diz Müller. Conforme ele, os principais fatores que colaboram para o baixo desempenho da indústria no Estado são as barreiras argentinas para os produtos gaúchos, o Piso Regional no Estado e o Imposto de Fronteira. "A inflação subiu 22% até agora durante o governo Tarso, mas o piso deverá aumentar 58,8% caso a Assembleia Legislativa aprove o índice proposto. É difícil manter a competitividade com este encargo", lamenta.

O Brasil deverá fechar 2013 com uma elevação de 2,2% em seu PIB (em 2012, foi de 1,03%), inferior à média dos países emergentes, que chegará a 4,5%. No Rio Grande do Sul, o aumento do Produto Interno Bruto previsto é de 5,1%, mas diante de uma base de comparação baixa, que foi a queda de 1,8% no ano passado.A perspectiva da entidade para o próximo ano é de crescimento inferior ao de 2013, com 1,9% para o PIB brasileiro e 2,1% para o gaúcho.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment