Emater estima redução de 15% a 20% na safra da uva

Dados da Emater/Serra referentes a previsão de colheita de frutíferas na safra 2017/2018 aponta uma redução de cerca de 20% em relação à safra 2016/2017. As informações são da ZH.

O levantamento envolve 55 municípios, os 49 da regional da Emater na Serra e mais seis da região de Passo Fundo e Lajeado.

A uva, principal cultura da região, terá uma quebra de cerca de 15% a 20%. Mesmo assim, a colheita deve se manter na média. Já espécies como a macieira, pessegueiro, ameixeira, caquizeiro, laranjeira e bergamoteira deverão apresentar produtividade abaixo da média.

De acordo com a Emater/Serra, a maturação e colheita de todas as espécies está antecipada em média em 20 dias devido às condições climáticas. Um dos fatores é a falta de horas de frio. São contabilizadas como horas de frio temperaturas abaixo de 7,2 °C. A medição feita pela Embrapa Uva e Vinho, localizada em Bento Gonçalves, contabilizou 188 horas de frio em 2017, abaixo das 410 da média histórica. Quando a planta tem menos horas de frio do que o recomendado, a planta produz menos frutos, além de frutas menores do que o normal. Estimativa aponta que produção de uva na Serra Gaúcha será de 720 mil toneladas nesta safra

Outro fator que contribui para a quebra foi a alta produtividade da safra anterior, que impôs um grande consumo de nutrientes e exauriu as plantas, impactando neste ciclo.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment