O caso do laranjal é, acima de tudo, a desmoralização da participação feminina na política


Por Helena Chagas
O aspecto mais chocante das denúncias de manipulação das verbas do Fundo Eleitoral – que envolvem sobretudo o PSL mas agora alcançam outros partidos – usando candidatas laranja, não é nem a capacidade dos políticos de driblar a lei, e nem as quantias envolvidas. O caso do laranjal é, acima de tudo, a desmoralização da participação feminina na política.

Ao se deixarem usar pelos partidos, que precisam cumprir tabela e obedecer à lei que estabeleceu cota para candidaturas femininas e para destinação de recursos para elas, as “laranjinhas”, obviamente, buscavam vantagens pessoais e até pagamento – já que ganhar a eleição sempre esteve fora de cogitação.

Com isso, porém, são responsáveis por enorme retrocesso na difícil caminhada das mulheres por mais representatividade e influência na política. Nosso sistema político é tradicionalmente machista, e os números de cadeiras conquistadas nos legislativos por mulheres a cada eleição mostra isso claramente.

Se descontarmos as mulheres, filhas e aparentadas de políticos, são poucas aquelas que se elegem por méritos próprios, a partir de uma carreira política consistente, construída por elas mesmas.

A lei que exige que 30% das candidatas sejam mulheres, e a que destina parte da verba do fundo eleitoral a elas, foi, naturalmente, criada com a melhor das intenções. E não deve ser revogada, porque é o início de um caminho. Está longe, porém, de resolver uma questão que começa dentro de casa, quando cada menina chega da maternidade vestida rosa e cada menino de azul. E que prossegue na educação recebida por cada um e cada uma na família, nas escolas, nas instituições da sociedade.








Já havíamos constatado, com a eleição de Jair Bolsonaro e sua pauta regressiva de costumes, que o caminho será mais longo do que imaginávamos. Na política, nunca contamos mesmo com a parceria de boa parte dos meninos. Hoje em dia, eles andam, em sua maioria, de azul ou de verde, a cor da moda. Mas o que mais dói é constatar que tantas meninas aceitam e gostam de laranja…
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment