Colheita da uva no RS foi 39% menor

Resultado de imagem para colheita da uva
O Rio Grande do Sul colheu 39% menos uvas na safra 2019, mostram dados do Sistema de Cadastro Vinícola (Sisdevin), divulgados pela Secretaria de Agricultura do estado. Nesta temporada, a produção chegou a 404,7 mil toneladas, contra 664,2 mil toneladas na anterior.

De acordo com nota da entidade, a redução foi causada, principalmente, pela queda de granizo em outubro do ano passado, que comprometeu parreirais em municípios da Serra Gaúcha, como São Marcos, Nova Pádua, Flores da Cunha e Farroupilha.

Este é o primeiro ano que o Rio Grande do Sul compila os dados de forma oficial. “O Sisdevin é único e permite que o gestor público tenha informações para traçar as políticas públicas necessárias para alavancar o setor produtivo vitivinícola, que tem grande importância para a economia do estado”, destaca o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

Através do sistema, foi possível detectar queda de 7,5% na produção de uvas destinadas à industrialização e a redução de 29,1% na produção de vinhos, em comparação à safra de 2018.

Na direção oposta, a produção de sucos integrais, adoçados e reconstituídos cresceu 48%. Já os espumantes saltaram 7,5% (alavancado pelo aumento de 58% de moscatéis) em relação à temporada passada.

Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi Hoffmann, a senadora dos olhos verdes do PT tinha um amante

Fim da cobrança por marcação antecipada de assento em aeronaves depende agora da Câmara

Grupo Doha apresenta detalhes do porto de Arroio do Sal