Expobento e Fenavinho abrem nesta quinta em Bento.Solenidade oficial é sexta com a presença do vice Mourão

Resultado de imagem para expobento 2019Abre nesta quinta-feira(13) a Expobento e a Fenavinho em Bento Gonçalves. A solenidade oficial, porém, será na sexta (14) às 11 horas com a presença de autoridades de convidados, entre eles, o governador do RS, Eduardo Leite e o vice-presidente Gal. Hamilton Mourão.

Quem visitar os eventos (até 23 de junho, de segunda a sexta das 18h às 22h30, aos sábados, domingos e feriados das 10h às 22h) vai encontrar uma programação repleta de atrativos para todos os gostos.

São 470 expositores confirmados – número 6% maior em relação ao ultimo ano – de diversos segmentos trazendo boas oportunidades de compras para os visitantes. É possível encontrar desde itens do mundo da moda (feminina, masculina, infantil e acessórios), passando por variedades e itens para o lar, até imóveis. Haverá estandes especializados em automóveis e espaço reservado para conhecer as novidades da indústria, comércio e serviços.

Visitar a ExpoBento e Fenavinho também será uma experiência gastronômica: são mais de 30 opções para fazer refeições e lanches, compondo um verdadeiro festival de menus para atender aos mais variados paladares. Há desde pizzas e delícias da culinária típica da região até opções de pratos da cozinha internacional, sem esquecer dos doces – e, quem quiser levar um pouco do sabor da ExpoBento para casa, pode se esbaldar no espaço da Agroindústria Familiar. A degustação dos premiados vinhos da região é outra aposta para agradar os enófilos e amantes do mundo vitivinícola.

Para se divertir, a dica é conferir a programação de atrações do palco da ExpoBento. Todos os dias, diversos artistas presenteiam o público com suas performances – que podem ser assistidas sem qualquer custo extra, basta adquirir o ingresso (R$ 5 nos dias de semana e R$ 12 nos fins de semana e feriado).

O retorno da Festa Nacional do Vinho
Foram oito anos de espera desde o encerramento da última edição, em 08 de maio de 2011, para que a Festa Nacional do Vinho fosse resgatada e voltasse a encantar os visitantes e a comunidade local – juntos em um único brinde. A 16ª Fenavinho abre as portas para os apreciadores da bebida considerada dos Deuses – e que elevou Bento Gonçalves ao título de Capital Brasileira do Vinho.

Em 2019, quem visitar o Parque de Eventos do município terá a possibilidade de presenciar a volta da festa que projetou a cidade para o cenário nacional – sendo um divisor de águas para o setor vitivinícola da região. A Fenavinho nasceu em 1967, capitaneada pelo empresário Moysés Michelon (in memoriam). Apesar do hiato de oito anos, o evento ressurge com a mesma essência: celebrar a cultura do vinho trazida pelos imigrantes italianos há mais de 140 anos.

Por isso, a festa promete uma programação de retorno às origens. Ambientada como se fosse uma vila típica dos tempos da imigração, a Fenavinho integra áreas de gastronomia, de agroindústria e, claro, de vinícolas, recriando ambientes de época e revitalizando expressões da cultura regional. Essa atmosfera será transmitida por meio de arquitetura, artesanato, hábitos e costumes, vinho, boa gastronomia, teatro, música, entre outras ações interativas com o público, sempre com a bela receptividade do trio de soberanas da festa, a Imperatriz do Vinho Bárbara Bortolini e as Damas de Honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso – isso sem contar com a animação do boneco-símbolo da festa, o Tasta Vin.

Vinícolas expositoras apresentarão e comercializarão seus produtos, compartilhando com os visitantes a evolução do setor. Para ampliar o conhecimento, eles serão desafiados a visitar um espaço sensorial, chamado de Galeria de Aromas. Ali, aprenderão a identificar notas de algumas das variedades elaboradas na Serra, uma experiência que conta com a parceria do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal (IFRS). Os visitantes ainda poderão frequentar cursos de degustação promovidos em parceria com as vinícolas expositoras e curadoria do Comitê Organizador da Fenavinho.

Para chegar até o espaço da festa, a decoração ao longo dos corredores da ExpoBento será voltada ao protagonista do evento e pretende ser intuitiva, de modo a levar o visitante até a Praça Gastronômica – onde, ao lado, ocorre a Fenavinho. A feira também presta uma reverência à festa que deu origem a diversos eventos da cidade, nominando seus espaços com variedades de uvas. Além disso, o Palco Fenavinho, tematizado, contará com programação diária de atrações.

Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi Hoffmann, a senadora dos olhos verdes do PT tinha um amante

Fim da cobrança por marcação antecipada de assento em aeronaves depende agora da Câmara

Grupo Doha apresenta detalhes do porto de Arroio do Sal