Prefeitura de Bento reforça a segurança pública com 18 agentes da Guarda Municipal

A imagem pode conter: 5 pessoas, atividades ao ar livre

No momento em que vivemos, é unânime que sem ações integradas e profissionalmente coordenadas, problemas simples de ordem pública acabam por tomar proporções desastrosas. A questão segurança pública tem se tornado uma necessidade do cidadão brasileiro. Foi o principal tema de debate nas últimas eleições municipais e o tema continua entre as três principais reivindicações da população.

Não importa a cor da farda, o povo reclama principalmente por policiamento ostensivo mais eficiente e presente em diversos lugares. A sociedade clama pela presença de Policiais uniformizados nas ruas. É preciso integrar, colaborar e auxiliar. Não para simplesmente esperar pelo Estado e pela União. Hoje é uma responsabilidade de todos.

Nesse contexto, Bento Gonçalves, registrou neste sábado um dia histórico. Foi o dia da formatura dos primeiros 18 agentes da guarda municipal. Agentes que foram treinados por instrutores profissionais da Brigada Militar e da Polícia Civil. Estarão armados e já começam a atuar nas ruas. Bento conta a partir de agora, a exemplo de muitas outras cidades brasileiras, com uma Guarda Municipal.

Estes agentes, são os mais novos braços da população para combate a criminalidade, para a segurança urbana preventiva e comunitária. Claro, é apenas um passo na construção de uma nova instituição que precisa ser respeitada, apoiada, investida de recursos, tecnologia e constante preparação e treinamento. Mas é um importante começo, e uma importante conquista para a população.

População que tem o dever,  a partir de agora, de cooperar para que estes servidores públicos se constituam em autoridades respeitadas e temidas por aqueles que insistem em optar pelo caminho errado. Ou seja, o cidadão tem o dever de auxiliar na vigia de sua cidade.

Por outro lado, exalta-se a decisão política do prefeito Guilherme Pasin. Pasin não era um defensor convicto da criação de uma guarda municipal no município, mas como homem público comprometido com a defesa do maior patrimônio de sua cidade, que é o cidadão, decidiu, mudou sua opinião e colocou a guada na rua. Manter a ordem, a moral e a tranquilidade da população deve ser o principal ideal da política e de um gestor público. Pasin demonstra grandeza e uma qualidade única. Parabéns ao governo. Parabéns Bento, parabéns Guardas Civis.


Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi Hoffmann, a senadora dos olhos verdes do PT tinha um amante

Fim da cobrança por marcação antecipada de assento em aeronaves depende agora da Câmara

Grupo Doha apresenta detalhes do porto de Arroio do Sal