O setor de alimentação fora do lar, por exemplo, tem sido um dos mais impactados, mas isso pode ser compensado pelo crescimento dos pedidos através do delivery e do "take away" – pegar no balcão para levar para casa. O sistema de delivery cresceu tanto que, em Bento Gonçalves, faltam motoboys. Os números de entregas não param de crescer, e os aplicativos especializados no setor de alimentação registram crescimentos de mais de 50%. A procura é tanta, que os motoboys não dão conta.
Diego Barreto, vice-presidente de estratégia do iFood, explica que não há como projetar ainda o tamanho deste crescimento. Para ele, tudo vai depender de como a doença vai continuar avançando no Brasil. A empresa também estuda flexibilizar as taxas cobradas dos restaurantes para intermediar os pedidos, uma demanda antiga dos empresários que voltou à discussão neste período de crise. Outra medida adotada pelo iFood é a criação de um fundo solidário de R$ 1 milhão para dar suporte aos entregadores que necessitem permanecer em quarentena, mas os detalhes de como a ajuda poderá ser acessada ainda não foram definidos.
Muitos estabelecimentos já implantaram o serviço de delivery. O último decreto municipal da prefeitura de Bento Gonçalves, permite a atividade de take-away para o setor de serviços e para alguns comércios relacionados a cadeia da indústria , do setor da construção civil, alimentação e saúde .
De acordo com o texto, por take-away, compreende-se a atividade de retirada de produtos de alimentação, saúde e higiene, adquiridos previamente, por meio eletrônico ou telefone, com hora marcada. O ingresso de clientes no estabelecimento comercial ou a formação de fila seguem proibidos. Portanto, surge uma nova oportunidade.
De acordo com o texto, por take-away, compreende-se a atividade de retirada de produtos de alimentação, saúde e higiene, adquiridos previamente, por meio eletrônico ou telefone, com hora marcada. O ingresso de clientes no estabelecimento comercial ou a formação de fila seguem proibidos. Portanto, surge uma nova oportunidade.
Confira, abaixo, recomendações para evitar o contágio ao pedir comida fora:
- Para que mora em edifícios, peça que o entregador deixe o produto em compartimentos específicos (que devem ser constantemente limpos) do condomínio a fim de evitar a proximidade física. Se isso não for possível, mantenham, no mínimo, 1 metro de distância um do outro. iFood, Uber Eats e Rappi já oferecem a opção de entrega sem contato. Evitar a aproximação vale também para quem mora em casa.
- Opte pela opção “pagar pelo aplicativo”, se pedir pelas plataformas. Caso precise pagar na hora da entrega, prefira os cartões de débito ou crédito e mantenha a distância segura.
- Com as mãos limpas (sim, é necessário lavá-las a todo instante), abra a embalagem e transfira a comida para um recipiente limpo. Os descartáveis podem, em tese, estar contaminados pelo contato, por isso pode-se limpá-los com álcool em gel, mas não há casos conhecidos de pessoas que tenham ficado doentes dessa maneira, assegura o infectologista.
- Para drinques e outras bebida, siga as mesmas recomendações acima. Lembre-se sempre: não vale compartilhar copos, garrafas e outro utensílios, como pratos e talheres.
- O mais importante: continua valendo a máxima de lavar as mãos antes de comer e beber.
Com conteúdo da Gazeta do Povo.
Blogger Comment
Facebook Comment