Com base na própria proposta do governo do Estado que oferece a possibilidade dos municípios, desde que em conjunto, em adotar medidas de flexibilização dianto do modelo de distanciamento controlado, os municípios da Serra vão adotar protocolos intermediários às bandeiras vermelha e laranja a partir desta sexta-feira (31).
A proposta da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) foi feita ao governo do Estado , porém o governador Eduardo Leite, ainda não se manifestou definitivamente. Sem resposta, a entidade reuniu os prefeitos na manhã desta sexta e os 27 gestores decidiram de forma unânime adotar a nova modalidade.
Segundo o presidente da Amesne, José Carlos Breda, o governo informou que a proposta entrará em análise na terça-feira da semana que vem. Ainda conforme Breda, cada município publicará um novo decreto com os protocolos a serem adotados independente da classificação que a região receber no modelo de distanciamento. Os decretos municipais já estão sendo publicados.
Com isso, voltam a abrir restaurantes, comércio atacadista, de rua e shoppings, escolas de idiomas, música, esportes, dança, formação profissional, entre outras, e os parques temáticos, atrativos turísticos, museus e similares.
É possível que a Procuradoria Geral do Estado vá recorrer ao judiciário para derrubar os decretos. Mas seria algo incompreensível, uma vez que a proposta de flexibilização saiu do próprio governador em ofício enviado durante a semana para a Federação dos Municípios ( FAMURS).
Blogger Comment
Facebook Comment