Divulgado na sexta-feira (31/7), o mapa preliminar da 13ª rodada classificou 12 regiões como de alto risco epidemiológico. Depois de análise dos 34 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações, o Gabinete de Crise acatou o recurso de seis regiões, resultando em seis regiões com bandeira laranja (risco médio).
O cenário mais crítico continua sendo a Região Metropolitana e Passo Fundo, no norte do Estado. Canoas, Porto Alegre e Taquara nem sequer recorreram. Já Novo Hamburgo e Passo Fundo tiveram os recursos indeferidos, assim como Lajeado.
Com o resultado do julgamento dos recursos, 165 dos 497 municípios gaúchos permanecem sob alerta crítico para contágio do coronavírus. Nessas cidades, vivem 5,6 milhões de pessoas, cerca de metade da população estadual. Todavia, 65 prefeituras poderão adotar parâmetros de bandeira laranja por não terem registrado nenhum óbito ou hospitalização nos últimos 14 dias.
O mapa definitivo – com seis regiões em bandeira vermelha e 14 em laranja – com a classificação de todas as áreas e os respectivos protocolos recomendados podem ser acessados em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.
Blogger Comment
Facebook Comment