O presidente Lula , virou as costas pra tragédia do RS e decidiu manter sua agenda em Brasília e de viagem ao exterior. Para não dizer que não estava nem aí, mandou seus ministros fazerem um sobrevoo na áreas alagadas e deu. Depois que tomou criticas de todos os lados, elegeu seu vice, Geraldo Alckmin, para anunciar recursos e medidas de socorro. O presidente deveria ter visitado o Rio Grande do Sul, sobretudo porque estamos diante da maior catástrofe dos últimos anos no RS e no país. após as tempestades que mataram ao menos 41 pessoas no estado. Há mortos e desaparecidos. Cidades foram varridas do mapa. Lula preferiu dar prioridade ao desfile de 7 de Setembro a sua nova viagem internacional, desta vez para a Índia. 19 países em 8 meses.
O sobrevoo em áreas afetadas, apesar de mostrar empatia, é o que menos impacta. A presença do presidente da República em um local de catástrofe mobiliza a estrutura do poder público para poder dar resposta e reação mais rápidas. A presença física do presidente mostra aos seus subordinados e todos os entes públicos que o foco é aquele. O ranço político predominou na decisão de Lula. O Rio Grande do Sul foi um dos Estados em que Lula perdeu para Bolsonaro no 2º turno das eleições de 2022....
Além de virar as costas para o povo gaúcho, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, aparecia nas redes sociais dançando e comemorando a viagem internacional. Janja comemorava a chegada à Índia e afirmava: "Me segura que eu vou sair dançando".
Levar conforto aos que perderam tudo e mostrar que está ao lado deles é próprio dos líderes.
Contudo, o que é mais importante agora e as medidas concretas que os governos estão anunciando.
Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.
Blogger Comment
Facebook Comment