Uma das obras de infraestrutura necessárias para a operação do novo porto marítimo em Arroio do Sal será a construção de uma nova estrada de acesso. O terminal será instalado às margens da Avenida Interpraias Norte, na praia de Rondinha. Atualmente, a ligação do ponto com a BR-101 ocorre somente pela Rota do Sol, passando por Curumim até Terra de Areia, ou via Torres. A intenção é construir uma nova estrada ligando diretamente o porto à BR-101 em Três Cachoeiras. O percurso exigiria uma ponte sobre a Lagoa Itapeva.
Nas próximas semanas está prevista uma reunião com órgãos rodoviários, a CCR Via Sul (concessionária da BR-101) e outros representantes do setor público para dar início aos trâmites. As informações são do gabinete do Senador Luiz Carlos Heinze, que segundo ele a obra está prevista no custo total de implantação do porto.
A construção do porto está orçada em cerca de R$ 6 bilhões. A estimativa é de que R$ 50 milhões já tenham sido investidos no desenvolvimento do projeto pela empresa responsável. A previsão é que o terminal tenha capacidade para transportar cargas em contêineres, a granel líquido, sólido e gasoso e também carga geral, como celulose, madeira e animais.
De acordo com o Heinze, há cerca de três semanas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início dos estudos neste período de fim de inverno. A medida ajuda a agilizar os trâmites, uma vez que é necessário monitorar a fauna e a flora em todas as estações do ano. Depois de concluídos, o órgão ambiental ainda precisará analisar os estudos para a emissão das licenças.
Com informações do ZGH
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