Em reunião com o Governador do RS, Eduardo Leite, prefeitos de várias cidades do estado disseram que a perda de arrecadação do ICMS deve ser até superior a 25%. Desde o primeiro encontro com o presidente Lula, no início de maio, o governador Eduardo Leite vem insistindo na necessidade de uma compensação pelas perdas de receita do ICMS, sob pena de colapso nos serviços públicos do Estado e dos municípios. O governador disse que não adianta prefeitos pedirem dinheiro ao Estado porque o dinheiro é de todos, ou seja, o dinheiro do Estado é o mesmo que é repassado para as Prefeituras.
A única saída é pedir pro governo federal. É preciso um aporte extra de recursos direcionados às prefeituras. São quase R$ 3 bilhões a menos.
O Presidente da Famurs, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), diz que além das perdas do ICMS, também está prevista a queda da receita do Imposto Sobre Serviços (ISS), que é cobrado pelas prefeituras.
De qualquer forma, o alerta é geral. Vai faltar dinheiro para sustentar os compromissos da máquina pública. A máquina pública brasileira é gigante e cara.
Blogger Comment
Facebook Comment