Almadén reúne convidados em jantar de comemoração de 50 anos Brasil

Aproveitando a presença de autoridades para o evento de inauguração do passeio turístico com o Trem do Pampa em Santana do Livramento, a direção da Vinícola Almadém reuniu convidados, clientes e fornecedores em sua sede, no distrito de Palomas, neste sábado (13), para celebrar o aniversário de 50 anos de atividades no Brasil. A Almadén nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1852 – e há 14 anos passou para o comando da Miolo Wine Group.

Atualmente dos 1.200 hectares da propriedade, em Livramento 450 têm vinhedos próprios em espaldeira: são 25 castas, que resultam em 13 vinhos.

Pioneira na tecnologia de aço inox e controle de temperatura na fermentação, com uma capacidade total de estocagem de 8,5 milhões de litros, a Almadén tem mapeados todos os seus vinhedos. São 138 parcelas, das quais 111 estão em produção. Destas, a empresa preserva a história de 150 hectares com vinhas de mais de 45 anos (vinhas velhas). A vinícola foi a primeira da América Latina a introduzir a prensagem pneumática contínua. Este pioneirismo foi seguido pela Miolo Wine Group ao implantar no local a primeira colheita mecânica no Brasil, em 2011.

Com 100 dias de sol no verão, a região já era considerada excelente para a vitivinicultura ainda em 1973, quando a Almadén investiu no local, sendo a primeira vinícola a se instalar em Santana do Livramento. Acreditando no potencial do terroir, a Miolo deu continuidade ao projeto que veio completar o grupo, unindo-se às unidades do Vale dos Vinhedos (Miolo), de Candiota (Seival) e do Vale do São Francisco (Terranova).

A partir de 2009 foram feitos grandes investimentos na renovação e manejo dos vinhedos. Anualmente, durante a safra de pouco mais de dois meses, são produzidos aproximadamente 4,3 milhões de quilos de uvas, uma operação que envolve mais de 400 pessoas.

Junto das comemorações de 50 anos a Almadén inaugura o Roteiro Enoturístico Almadén. O investimento da Miolo Wine Group é de R$ 3 milhões com a geração inicial de 30 novos empregos diretos e uma expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O grande diferencial é a loja franca de vinhos, o primeiro free shop de vinhos do Brasil em uma vinícola, com exposição e venda dos 120 rótulos do Grupo Miolo.




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Milan Tomic

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