Últimas

Aurora: Varietal Merlot Rose ganha destaque entre 98 vinhos rosados

O vinho Aurora Varietal Merlot Rosé recebeu 4 estrelas em degustação de 98 vinhos rosados do mundo, presentes no mercado brasileiro, realizada pela revista Vinho Magazine na Pizzaria Speranza, em São Paulo. Dos 16 vinhos brasileiros avaliados-todos eles na mesma faixa de preço, de até R$ 50,00- apenas 3 receberam essa classificação, que de acordo com o critério da revista significa que o vinho é "muito bom pelo que custa, vale cada centavo". A prova foi feita às cegas, por enófilos degustadores, e avaliou as amostras com estrelas (mínimo de 2, máximo de 5) ou ausência de estrelas no caso de vinhos com desempenho aquém do esperado. Do total de 98 amostras, 84 amostras estão nessa faixa de preço e apenas 25 delas receberam 4 estrelas.
------------------------------------------------------------
Excedente de vinho nacional foi pauta de reuniões em Brasília

Na semana passada uma comitiva de lideranças do setor vinícola liderada por Hermes Zanetti, Presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho e que contou com a participação de Denis Debiasi, Presidente do Conselho da Ibravin - Instituto Brasileiro do Vinho; Élio Marchioro, Diretor Executivo da Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas; Cristiane Passarin, Presidente dos Sindicatos das Indústrias do Vinho do RS; Benito Panizzon, Presidente da Associação Gaúcha da Vinicultura- Agavi; Antônio Miolo e João Benedetti, da Uvibra - União Brasileira da Vinicultura; Maurício Grando, da Agavitis - Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude; e José Gualberto Almeida, do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco estiveram em Brasília participando de reuniões com o Ministério do Desenvolvimento Agrícola –MDA , Conab e Ministério das Relações Exteriores.

A comitiva gaúcha estava acompanhada dos deputados petistas Henrique Fontana e Pepe Vargas . Na pauta, a busca de solução para o excedente de vinho no país, que deverá chegar, nesta safra, perto de 40 milhões de litros.

Na quarta-feira, 5 de março, a comitiva esteve reunida com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Agricultura, Reinhold Stephanes. No MDA foram discutidas alternativas de caráter urgente e outras estruturais que poderão auxiliar o setor. Uma das saídas apontada pelo setor seria a transformação do vinho excedente em vinho destilado para ser utilizado na correção do grau de açúcar na safra futura.

Para capitalizar o setor e possibilitar o pagamento da safra ao agricultor, os vitivinicultores propõem algumas alternativas que passam pelo EGF (Empréstimo do Governo Federal) ou pelo Pronaf Comercialização, dando como garantia o vinho excedente. Há no mundo, cerca de 5 bilhões de litros excedentes e, por conta disso, o mercado brasileiro está sofrendo uma enxurrada de vinhos estrangeiros.

Hoje 73% do vinho fino consumido no Brasil são importados. Nesse sentido os vitivinicultores colocaram a necessidade de aprovação da medida provisória (MP 413), em especial, a manutenção do artigo 2º, aplicando uma alíquota única aos vinhos estrangeiros. Essa tarifa afetaria especialmente os vinhos de baixa qualidade que entram no mercado brasileiro com preço muito baixo. Os vitivinicultores lembraram ainda a necessidade da criação do selo de controle fiscal para sangrias e coquetéis e solicitaram que a fiscalização seja intensificada neste mercado.
------------------------------------------------------------
Moveleiros querem solução para transferências de créditos do ICM´s

Na última quarta-feira ( 05), a presidente da MOVERGS- Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul , Maristela Cusin Longhi, acompanhada pelo vice-presidente Jorge Mattiello, e pelo diretor Dorvalino Lovera , estiveram reunidos com o Secretário estadual da Sedai, Fernando Záchia em Porto Alegre. Na reunião que aconteceu na sede da SEDAI- Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais estiveram presentes ainda o deputado estadual João Fischer/Fixinha e seus assessores Marcus Luis Dutra e Gibson Correia Beltrão .

O objetivo do encontro foi tratar sobre as transferências de créditos do ICM´s e os problemas setoriais. O setor quer uma solução urgente além de uma política de incentivos por parte do governo para atração de indústrias fornecedoras de insumos para o setor como chapas.

De acordo com Maristela, não é mais possível aguardar, “Precisamos urgente de uma solução, pois as indústrias de móveis exportadoras terão que começar a demitir, já que estão perdendo fôlego com o atual câmbio da moeda e o aumento dos insumos”, disse a presidente ao Secretário.

Ao ouvir as reivindicações do setor, o secretário garantiu que haverá mudanças no COMPET/RS, onde as seis secretarias – Sedai, Fazenda, Meio Ambiente, Infra-estrutura, Planejamento e Ciência Tecnologia estarão reunindo-se sistematicamente com a Governadora Yeda Crusius para tratar dos assuntos setoriais do Estado, objetivando agilidade. “No próximo dia 12, estaremos nos reunindo e o setor moveleiro estará na pauta”, disse ele.
----------------------------------------------------------------
Pesquisa do Comércio em Bento


O Sindilojas de Bento Gonçlalves apresentou na última sexta-feira (07) os resultados de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa Aplicada da Região dos Vinhedos (NUPARVI) e auditada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa (IFEP) que aponta dados sobre a satisfação dos consumidores em relação ao comércio do município.

A Pesquisa realizada durante os meses de janeiro a fevereiro de 2008 ouviu 300 consumidores maiores de 16 anos. O trabalho considera um erro amostral de até 5,7% e o intervalo de confiança de 95%. Foi utilizado o critério de amostragem proporcional por cotas, considerando sexo, idade e escolaridade (a partir de dados do IBGE/2000).

Entre os dados apontados na pesquisa o que mais desperta a atenção e provoca reflexões para ações imediatas das entidades ligadas ao comércio local é de que 49,7% dos consumidores compram no comércio de outras cidades. 49,7% dos consumidores compram no comércio de outras cidades. Caxias do Sul é a cidade preferida (43%) Garibaldi (17,2%) e Farroupilha (13,3%) também são citadas. As principais são: preços praticados (63%) melhor atendimento (40%); mais opções/tipos de produtos/lojas (40%) e passeio e lazer (35%);
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment