Últimas

Embora as convenções partidárias não tenham sido realizadas e nem tampouco as pré-candidaturas tenham sido lançadas, o fato é que as articulações e as estratégias de campanha para o pleito eleitoral de 2010 já se iniciaram. Alguns candidatos e partidos seguem elaborando planos e negociando coligações. O PMDB regional parece dispor de vários nomes para a composição da nominata de candidatos a Assembleia Legislativa, porém à Câmara Federal a situação já não é a mesma. Os atuais deputados do partido demonstram pouca disposição para continuar e a renovação política encontra muita dificuldade.

O ex-prefeito de Bento Gonçalves, Alcindo Gabrielli, declarou esta semana em entrevista a Rádio VIVA News que está disposto a concorrer pela região a uma vaga na Câmara Federal- desde que seja um projeto politico partidário regional e não um projeto pessoal- declarou. Gabrielli vislumbra mais possibilidades da região eleger um representante em Brasília do que um Deputado Estadual onde a elição estaria mais disputada.

Na última a quinta-feira, dia 3, ocorreu em Bento Gonçalves, o lançamento da campanha Vote Consciente. Promovido pelo Fórum das Entidades por Bento Gonçalves, o movimento tem como objetivo principal eleger representantes da cidade para os legislativos estadual e federal nas eleições do próximo ano. Esta é a segunda vez que o grupo tenta reunir partidos para lançar candidaturas de consenso.

-------------------------------------------

O ponto... ( meu comentário na Rádio VIVA News)

Perseguindo o sonho de fazer parte do conselho de segurança da ONU e ter o estado de "superpotência militar", LULA resolveu gastar R$ 3,8 bilhões em equipamentos bélicos que irão aos poucos enferrujar por falta de uso em vários galpões dos quartéis brasileiros. Esse é o valor divulgado, embora acho que é bem mais que isso. São caças franceses - 36 aviões de combate.
Lula formalizou ainda, um acordo no valor de 6,1 bilhões de euros, que prevê a compra de quatro submarinos convencionais e uma frota de helicópteros para Força Aérea Brasileira.

O acordo de cooperação militar que os presidentes da França e do Brasil formalizaram dá início ao ambicioso programa de reaparelhamento das Forças Armadas. Até 2020, o Brasil terá a maior e mais poderosa força naval da América Latina, equipada com submarinos, fragatas, navios leves, corvetas - um volume estimado em 35 unidades - além de mísseis de longo alcance, torpedos, aviões e helicópteros de tecnologia avançada.

Para um país que tem quase todos os seus problemas sociais resolvidos e que vive sendo ameaçado nas suas fronteiras por outros países que querem guerra acho que o investimento até se justifica. Um absurdo!

-------------------------------------

Acreditando na pluralidades de idéias, na liberdade de expressão, e na democracia decidi publicar o ...
O contra ponto... (transcrevo e-mail do ouvinte Vagner Caliari)
"Ao ouvir o programa “Negócios e Mercado” no dia 8 de setembro, próximo ao meio-dia, me deparo com o comentário do apresentador, que, logicamente, tem o direito de emitir a opinião que quiser, porém, que esta deva ser feita com fundamento.

Ao comentar o acordo Brasil-França, realizado no dia anterior, acerca do valor bilionário a ser despendido pelo Brasil, o apresentador comenta “pra que?”, uma vez que o país não teria grandes ameaças, além de ter inúmeros problemas sociais.

Bem, ao me entristecer com a pouca sabedoria do apresentador do programa, intitulado “Negócios e Mercado” (imagino que o apresentador deveria ter mínimos conhecimentos de história, geopolítica estratégica e economia para apresentar um programa com este nome...), resolvi escrever para explicar o tal “pra que?”:

1) No século XVIII o Brasil foi atacado pelo Paraguai e pego desprevenido, uma vez que não esperava tal ameaça de país tão insignificante; deu no que deu, perdas gigantescas e um desastre na economia do então Império Brasileiro (este seria o conhecimento mínimo de história).

2) O Brasil possui dois pólos de riqueza em potencial, que ganham valor cada vez mais, são eles: a Amazônia e as reservas de petróleo recém descobertas na costa sudeste do país. Forças Armadas são para garantir a paz e não para fazer guerra, ou seja, tendo um poder dissuasor são afastados quaisquer ameaças aos interesses da nação, que figura entre as dez maiores economias do mundo (este seria o conhecimento mínimo em geopolítica estratégica). Isso sem falar no combate ao narcotráfico, em que a Força Aérea tem papel preponderante no controle da freqüente invasão do espaço aéreo por aviões carregados de drogas, e faz esse controle com sucateados aviões e equipamentos.

3) O acordo do Brasil com a França prevê a transferência de tecnologia, que permitirá ao Brasil (em especial a Embraer) fabricar partes dos aviões em território nacional num primeiro momento, e posteriormente, fabricar inteiramente os aviões militares no Brasil e inclusive vende-los a outros países que não apresentem ameaça no contexto regional, além de poder utilizar essa tecnologia aeronáutica absorvida nos seus projetos de aviões civis, o que é muito importante neste competitivo mercado. Tudo isso em conjunto, movimenta sobremaneira a economia nacional, gerando emprego, renda e crescimento como um todo (este seria o conhecimento mínimo de economia).

Concluindo, vemos que os gastos são grandes, mas não são apenas gastos, são investimentos, e estes, diluídos ao longo de vinte anos, conforme prevê o mesmo acordo; ou seja, o gasto anual seria menor do que o gasto com o Senado Federal, e olhe que são investimentos que beneficiam a segurança e a economia nacionais. Fazendo contraponto ao que falou o apresentador do programa em questão, vale salientar que problemas sociais não são resolvidos apenas com assistencialismo, mas de forma indireta, também com investimentos que geram riqueza e segurança (aliás, tráfico de drogas não é um problema social? .. pois é, esses aviões também serão utilizados para combater o tráfico internacional).
Da mesma forma, se o apresentador não vê ameaças à segurança nacional, sugiro que assista um pouco mais os noticiários, ou os leia na internet. Basta ver o que temos por perto, no conturbado contexto sul americano: crescente tráfico de drogas oriundo do Paraguai e Bolívia; governos nacionalistas instáveis como Venezuela e Equador; recentes problemas econômico-enegéticos, como o que ocorreu com o gás na Bolívia ou o caso do preço da energia de Itaipu; instalação de bases americanas na Colômbia; ampliação considerável da capacidade bélica da Venezuela (que possui uma economia cinco vezes menor que o Brasil).

Ciente da importância da Rádio Viva no contexto da informação, uma emissora tão querida e respeitada, com uma trajetória exemplar na história bento-gonçalvense, faço questão de gastar um pouco de tempo para dirigir esta nota à emissora, com o intuito de sempre elevar cada vez mais a qualidade do conteúdo por ela veiculado.

Fontes: - Folha de São Paulo – FolhaOnline, também disponível na internet no site do UOL (Acordo militar Brasil-França) - Banco Mundial – disponível na internet (em inglês) (dados da economia mundial) - Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense – disponível na internet (dados sobre a geopolítica / acordo militar ) - Universidade Estadual de Londrina Associação Brasileira de Estudios de Defesa - disponível na internet (Encontro sobre a Estratégia Nacional de Defesa) ".
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment