Últimas

Estamos experimentando em Bento Gonçalves, algo que em Caxias já se tornou comum e em outras cidades como Flores da Cunha e Farroupilha logo, logo começará a ser percebido. Falo da proliferação dos painéis luminosos, outdoors, placas, faixas. Estes painéis fazem parte do dia-a-dia da população.

Este tipo de mídia pode até apresentar algum tipo de retorno publicitário em curto prazo, mas causa prejuízo à paisagem urbana. Quando em grande número, as propagandas não surtem mais os seus objetivos e geram sim poluição visual.

Na medida em que o mundo começa a se conscientizar da importância da preservação dos espaços, urbanos ou não, esse tipo de propaganda está se tornando antipática.

A poluição visual é o excesso de informações sem critérios que não permite ao homem receber adequadamente as informações que se busca transmitir. E é aí exatamente onde esta o problema. Os critérios. Desconheço a lei municipal que permite esta proliferação em ritmo acelerado nos últimos dias. Se a quantidade de painéis aumentou rapidamente e em qualquer lugar pelo que vemos, é porque a legislação apresenta falhas.

Ao andar pelas vias públicas do município a população se depara com alguns painéis que podem inclusive provocar algum tipo de acidente.

Vivemos num sistema capitalista que se caracteriza pela livre concorrência. Empresas produtoras de bens e serviços e estabelecimentos comerciais disputam avidamente o mercado consumidor. A tecnologia tornou-se aliada dos anunciantes. Os painéis tornaram-se sofisticados, iluminados, instalados em locais altos, de grande visibilidade. Telões eletrônicos permitem a exibição de imagens em movimento.

É evidente que o excesso interfere nos padrões estéticos de uma cidade. A falta de um controle eficaz permite que a abundância de imagens acabe por dominar a cena urbana, escondendo árvores e parcialmente o próprio céu.

É preciso que se restabeleça o direito do cidadão a desfrutar da paisagem urbana, sem qualquer interferência ou mensagem, que não as relativas à orientação e ao bem comum. É impiedoso que os legisladores tomem providencias, estabeleçam regras e criem normas e padrões.
------------------------------
Nutrire de Garibaldi atinge crescimento de 132% em exportações 2009

Mesmo em época de crise econômica global, a Nutrire, Indústria de Alimentos para cães e gatos, localizada em Garibaldi, na Serra Gaúcha, tem muito o que comemorar. A partir da obtenção dos certificados de exportação e de BPF – Boas Práticas de Fabricação –, auditados pelo Ministério da Agricultura e pelo Quality Performance Review, a empresa conquistou significativo crescimento no volume de vendas para o exterior.

No primeiro semestre deste ano, o crescimento nas vendas para outros países foi de 132,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Atualmente, a empresa exporta produtos para sete países espalhados pela América do Sul, América Central, Ásia e África.

Esta semana a empresa participa da 2ª edição do International Pet Meeting, evento do setor pet que se realiza na Fiesp, em São Paulo.

A Nutrire ,que atua no segmento Pet Food desde 2001,utiliza matéria prima em grande parte oriunda das indústrias avícolas da região.. Os alimentos produzidos pela empresa são desenvolvidos a partir de matérias-primas nobres, que somadas à tecnologia de produção, garantem alta qualidade dos produtos. Atualmente, a empresa conta com 53 colaboradores.
--------------------------------------
Caldas de Prata vai reabrir

O parque de águas termais Caldas de Prata, fechado ao público desde 5 de maio deste ano , será reaberto no dia 31 de outubro. O motivo do fechamento foi a dificuldade ao acesso pela RS 443. A estrada que não é pavimentada não apresentava boas condições de tráfego.

Dos 12 quilômetros, quatro foram pavimentados por meio de um convênio entre o município com o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer). Agora a prefeitura de Nova Prata abriu licitação para a pavimentação total do trecho que deverá estar concluído até o final do ano.

De acordo com o proprietário do empreendimento, Nelson Luiz Salvador, a prefeitura também teria se comprometido a criar uma estrada especial, integrando as famílias que vivem próximas à RS-443 e desenvolvendo um roteiro de agroindústrias, o que agregaria valor turístico àquela região.

Segundo Salvador a partir de outubro o parque volta a funcionar apenas aos finais de semana e feriados. No período em que ficou fechado, todos os funcionários do parque foram indenizados e dispensados. Salvador garantiu que em breve haverá novidades no local, mas não quis revelar o que será feito.

O Caldas tem atualmente uma piscina externa e cinco piscinas cobertas, além de banheiras para tratamento individual.
--------------------------------
Carga tributária cai a 36% do PIB no semestre

A carga tributária brasileira caiu 0,95 ponto percentual no primeiro semestre deste ano, para 36,04% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). No primeiro semestre de 2008, a carga estava em 36,99% do PIB. É a primeira queda de carga tributária do primeiro semestre desde 2003, diz o IBPT.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment