ESPECIAL FORMÓBILE II

Affemaq

As Indústrias gaúchas associadas da Associação dos Fabricantes de Ferramentas e Máquinas para a Indústria Moveleira (Affemaq) participam da Formóbile em São Paulo de forma individualizada. A entidade não conseguiu espaço suficiente para acomodar todas em um único local.
Mesmo assim a entidade mantém um estande institucional na feira para divulgar os associados e as ações do grupo. Estão na Formóbile as associadas da Affemaq,Lidear Máquinas do Brasil, Wirutex do Brasil, Metalúrgica Basso, Projepack Máquinas para Embalagens, Hiller Equipamentos Mecânicos, Maquimóvel Máquinas e Equipamentos PCR , Akeo, Aspersul, entre outras.

Impulsionado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e parceiros, a entidade tem promovido ações comerciais em importantes feiras do setor e em ações inéditas com as mostras realizadas nos pólos moveleiros de Ubá(MG) e em Brasíla. Em Setembro a entidade promove uma mostra de produtos em Mirassol (SP).

A participação nas feiras também possibilita a entidade em nível institucional manter contato com outras associações e com demais entidades ligadas ao segmento moveleiro das mais diversas regiões do país.

As relações estabelecidas contribuem para as próximas ações do grupo, visando formar novas parcerias e desenvolver ações que possam trazer vantagens para ambas as partes.
----------------------------------
Bigfer

A Bigfer de Farroupilha, que no inicio deste ano anunciou a aquisição da unidade brasileira da Hettich, empresa alemã com fábrica em Curtiba (PR) líder no mercado de acessórios, lança na Formóbile uma linha nova em puxadores denominada Contatto. São puxadores em vários tamanhos, puxadores perfis produzidos em alumínio e zamac com ponteiras e com acabamentos em cromo acetinado, inox, escovado ou pintados. Na Formóbile a Bigfer apresenta ainda diversos itens em acessórios para a indústria moveleira e ferragens.
--------------------------------------
Lidear

A Lidear Máquinas de Bento Gonçalves, especializada em equipamentos de furação, participa da Formóbile apresentando equipamentos com grande evolução tecnológica , onde o tempo de setup é o mais rápido do mercado (até 5 min). Tempo de setup ou setup é o tempo de preparação.Quando se esta produzindo um determinado produto e vamos passar a produzir um outro utilizando os mesmos equipamentos temos que fazer uma parada para troca de ferramentas, ajustes, limpeza, etc. Este tempo improdutivo é o setup.Com 11 anos de ISO9001, 17 anos de uso de conceito 5S, 24 anos de atividade e mais de 5 mil máquinas no mercado, a Lidear apresenta na feira a Furadeira F500-B, com maior robustez e precisão, facilidade de regulagem e uso e grande flexibilidade ,que possibilita a furação em peças de até 70 mm de espessura e apenas 120 mm de comprimento, 700 mm de largura. A máquina tem cabeçotes bipartidos, podendo fazer linhas de furos paralelos entre 128 a 500mm, com correias de pré-posicionamento de peças e transporte com 2 velocidades. A Lidear esta entre as marcas mais lembradas pelos industriais brasileiros quando o assunto é tecnologia em furação.
-----------------------------------------
Renner Sayerlack

A Renner Sayerlack, maior e mais especializada em tintas de transformação de madeiras da América Latina, é uma das mais antigas integrantes do Orchestra Brasil. Atualmente o foco da empresa é a divulgação dos produtos de alta tecnologia e ecológicos, como Poliésters, Poliuretanos de alto sólidos, Ultra Violeta e os de tecnologia a base de água. Na Formóbile apresenta ainda novos acabamentos e processos de pintura totalmente exclusivos.
-----------------------
Sudati

Sudati Painéis instalada no município catarinense de Otacílio Costa destaca-se na Formóbile apresentando novas padronagens em painéis para o setor moveleiro. A Sudati oferece ao mercado chapas de compensado, painéis em MDF natural e revestido em BP com revestimentos unicolores e madeirados, com opção de acabamento texturizado e nature. Destacam-se o Maple, Wengue, Versati, Carvaho, MDF Branco, cinza, azul e o Alicante.

Fundado em 1998, o Grupo Sudati é um dos principais fornecedores de chapas e compensados para as indústrias moveleiras. Com cinco parques industriais no estado do Paraná, em 2008 iniciou a produção de MDF em sua nova fábrica em Otacílio Costa. Com área de 120mil mts2 de parque fabril, sua meta é produzir 220 mil m3 de chapas por ano.
-------------------------------
Assédio dos estrangeiros a empresas nacionais é grande

A indústria de madeira-móveis está entre os setores da economia brasileira que vem atraindo capital estrangeiro para o País. No segmento de máquinas por exemplo, muitos grupos internacionais associaram-se a fabricantes brasileiros e produzem maquinário com alto valor agregado competindo diretamente com a industria nacional. Há fabricantes brasileiros de máquinas que na Formóbile já receberam propostas para estabelecer parceria com grupos estrangeiros. O assédio é grande. A maioria afirma que a abertura da economia brasileira colocou o empresariado diante de um dilema: encolher a companhia e resignar-se a um papel de pouco destaque no mercado ou vendê-la para um grupo mais forte. A segunda opção, em muitos casos, parece a melhor alternativa.
-----------------------------------------------
Linhas de Financiamento Finame impulsionam o setor

Na Formóbile também, constata-se que a facilidade ao credito para a compra de máquinas tem aquecido o setor. Para a maioria dos fabricantes nacionais,principalmente de máquinas destinadas a pequenas e médias indústrias a venda do equipamento via Finame chega a representar 80% do faturamento. No Finame, o repasse dos recursos do BNDES é feito nas mesmas condições para todos os bancos. Pode-se financiar máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional, com prazos de carência e amortização que variam de banco para banco e o valor financiado pode chegar a 100%. A taxa de juros é de 4,5% ao ano.
----------------------------------------------------
Tecidos

Na Formóbile também há uma completa exposição de tecidos destinados a fabricantes de móveis e estofados. Observa-se tendências em tecidos naturais, com neon e ecológicos . Grandes indústrias que integram o Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT (Original TexBrasil Décor) estão lançando muitas novidades na ForMóbile 2010.

Tem tecidos aromatizados, tecido com Neon, que brilha no escuro e feitos com fibras naturais como o coco, tendências que prometem inovar o mercado têxtil.

A Temar apresenta os novos aromas de camomila, erva doce e mamy para sua linha de tecidos aromatizados, e duas grandes novidades: o tecido Neon, que brilha no escuro e o Cocona Natural Tecnology, tendências que prometem inovar o mercado têxtil.

“O Cocona é uma patente Norte Americana e nós estamos homologados para usar essa tecnologia de aproveitar as cascas do coco que são trituradas, queimadas e introduzidas no polímero do poliéster, ou seja, o poliéster fica com propriedades do carvão ativado, que proporciona eficácia no processo de resfriamento natural, absorvendo e distribuindo a umidade na superfície do tecido, que evapora muito rápido”, relata Eric Martins, Diretor da Temar.

O tecido da linha Cocona é indicado principalmente para o ramo de hotelaria, na fabricação de cortinas, colchas, estofados, almofadas, tudo que engloba a decoração de interiores, principalmente por ter a propriedade de controle de odores. “O carvão ativado absorve os odores que ficam no ar, como o cheiro de cigarro, por exemplo, ou em casa, quando o animal de estimação fica em cima do sofá, o odor não ficará impregnado. Além disso, é um produto sustentável, porque o coco é reaproveitado”.

Já o Neon é também um fio de poliéster que possui como principal característica a fosforescência. “Quando o tecido está num ambiente todo iluminado ele capta esta iluminação dentro da fibra e quando se apaga a luz ele libera a luminosidade. Este é um tecido com uma tecnologia que nós indicamos para clubes e para quartos de criança”, explica Eric Martins.

A fosforescência do tecido é transmitida pelo fio. Ao expor a luz do sol ou luz UV por um período de 10 minutos o resultado será de duas horas de fosforescência. “A intensidade da iluminação vai diminuindo até descarregar, como uma bateria, e ao receber luz o tecido é recarregado novamente, é um ciclo permanente”.

O único produtor de linho do Brasil, o Linifício Leslie, desenvolveu uma coleção de tecidos de linho cheia de novidades. A coleção 2011 traz a combinação do rústico com o sofisticado, a cor forte em contraste com o cru do linho. Uma grande variedade em releituras de desenhos clássicos que voltam para as tendências da decoração, além de novos desenhos em listras e texturas nos mais sofisticados fios de linho.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment