Radioterapia
Ontem em Bento Gonçalves, um dia histórico. Finalmente depois de quatro anos de espera o aparelho de radioterapia a ser instalado no hospital particular chegou. Elencado como prioridade da consulta popular do governo do estado em 2007 com a impressionante votação- 39 mil votos, o aparelho deve funcionar no inicio do ano que vem.

Mas ele só irá funcionar graças a investimentos privados. Se fosse apenas com o dinheiro público, o aparelho certamente ira ficar parado em algum lugar, e sem funcionar o dinheiro público iria para o ralo, como acontece em diversos locais do país. Mas há etapas a cumprir. Falta treinamento do pessoal que vai operar o equipamento. E talvez o mais demorado, a autorização do Conselho Nacional de Energia Nuclear. A implantação da radioterapia se somará aos serviços já prestados pelo setor de oncologia , como quimioterapia e atendimento ambulatorial, que hoje atende mensalmente cerca de mil pacientes. O serviço atenderá pacientes do SUS, de convênios e particulares. Tomara que todos que precisem tenham acesso ao serviço.

Ao contrário de Caxias, que recebeu antes o equipamento e teve depois que construir a estrutura para que ele funcionasse, em Bento foi feito todo o investimento antes para só agora o aparelho poder ser instalado.

O Brasil gasta aproximadamente 8% do PIB em saúde. Quando se olha a divisão entre gasto público e privado, o público é apenas 38% do total. Quem está financiando a saúde no Brasil são as famílias, principalmente, e as empresas. O governo gasta pouco. E preciso elogiar e parabenizar todos os que trabalharam atá agora para que o setor de radioterapia em Bento pudesse se tornar realidade.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment