UFRGS
Bento mobiliza-se para ter a universidade federal. Uma grande demonstração de união e de mobilização por uma causa só esta sendo preparada para o dia 24 de outubro. A motivação é tamanha que o prefeito municipal aposta em pelo menos 5 mil pessoas reunidas neste dia no ginásio municipal de esportes. De fato , uma universidade federal muda uma cidade. Chegarão pesquisadores, estudantes, mais moradias, apartamentos, pousadas, prestadores de serviço que vão gerar mais emprego e conhecimento. Muitas cidades se desenvolveram e deram um salto populacional e econômico graças a instalação de universidades. Vejam o caso de Pelotas, de Santa Maria e de outras tantas.

Por isso é meritória a mobilização da comunidade em torno da possibilidade da UFRGS se instalar em Bento. Mas também não podemos desqualificar a justa mobilização de outras cidades da região que também querer ter a federal em seu território. Nessa disputa é bom lembrar que Bento Gonçalves recebeu dez indicações para sediar a extensão da universidade, seguida de Caxias do Sul e Veranópolis, ambos com sete. Outras cidades também foram citadas para receber a UFRGS, mas com a quantidade de indicações não significativa. As audiências é que vão ser decisivas para o futuro da UFRGS na região da Serra gaúcha.

Então é preciso ter cuidado com as disputas e rivalidades. Caxias faz campanha, Bento faz campanha. Veranópolis também. Qualquer disputa agora inviabilizaria o projeto. O momento não é de entrar em debate, mas de intensificar a mobilização para demonstrar a necessidade da região. É preciso pensar que independentemente da cidade a região toda será beneficiada e neste caso é bom declinar de egoísmos e vaidades. É uma bandeira de toda a região. O ideal é unir esforços, mas infelizmente não é o caminho escolhido pelas duas cidades. Detalhe: Não há 100% de garantia que a região poderá ter uma extensão da UFRGS. Dilma Rousseff (PT) confirmou extensões da UFRGS em Tramandaí e da UFSM em Cachoeira do Sul, na serra ainda não. Ou sim?
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment