Falta de médicos, UPA inacabada e UBS's de Lata são os motivos do caos na saúde em Bento
São três motivos pontuais que estão causando grave problema no atendimento da população em Bento. A saúde pública em Bento que era modelo no estado nos anos de 2007, 2008, foi sucateada nos últimos quatro anos.


As obras da UPA, que totaliza 1.900 m², estavam paradas desde outubro do ano passado. Todos sabem que retomar uma obra paralisada em muitos casos custa muito mais caro do que começar novamente. A paralisação das obras, ocasionada por uma administração irresponsável que endividou o município comprometendo recursos inclusive que seriam destinados à saúde provocou ainda mais prejuízos. Com a paralisação, vários reparos agora serão necessários ser feitos. Controle da infiltração, tratamento para o mofo, pinturas, acabamentos e substituição do mobiliário danificado, portas, piso, rodapés, gesso e outras readequações são algumas. Ouvi um irresponsável dizer “são pequenos concertos”. Ora, classificar como pequenos concertos algo que custou muito caro e que agora irá demandar mais dinheiro público é simplesmente ridículo. 90% das obras da UPA estariam concluídas não fosse tamanha irresponsabilidade. Com a UPA finalizada o atendimento à população que hoje é feita no PA24h do Bairro Botafogo ganharia um acréscimo muito importante. Mas o ônus é grande.

As UBS’s de “lata” são inconcebíveis. Como pode algum gênio da engenharia considerar que uma Unidade Básica de saúde pudesse funcionar e atender o que determina a norma da ANVISA sendo construída com lata. Agora, desse jeito, quanto irá custar para readequar tudo às normas? Quanto tempo será preciso para fazê-las funcionar? Não funcionando sobrecarrega o Pa24h. Lamentável.

Atualmente, os médicos, de modo geral, são contratados de maneira informal, sem vínculo empregatício, trabalham por hora, encaram o serviço público como um trabalho extra, e em muitos casos encaram o atendimento do SUS com degradante. Mas ainda sim o valor/hora pago para os médicos e para os especialistas é maior do que na iniciativa privada. Ou seja, mesmo pagando mais, faltam médicos em quase todos os municípios do interior.

Sabemos que os médicos, principalmente especialistas, necessitam, para exercer seu trabalho com mais eficácia, de uma boa infra-estrutura hospitalar, meios de diagnóstico e equipe auxiliar treinada e com boa qualificação. A equipe em Bento é exemplar. Mas a contratação de médicos disponíveis no Brasil é como procurar um trevo de quatro folhas.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment