É preciso reinventar o jornalismo e recuperar, num contexto muito mais transparente e interativo, as competências e a magia do jornalismo de sempre.

Navegamos hoje freneticamente no espaço virtual. O consumo da informação, de fato, modificou. Do mesmo modo que as redes sociais tem sido grande aliada para facilitar a informação e a vida dos profissionais do Jornalismo, com transmissões ao vivo e grande alcance das publicações opinativas, a ascensão dela também tem seu lado negativo. Ficamos reféns da superficialidade. Perdemos contexto e sensibilidade crítica. Se por um lado somos os editores do nosso diário personalizado, por outro verifica-se um jornalismo sem alma e sem rigor. As reportagens não têm cheiro do asfalto.

Todos os manuais de redação consagram a necessidade de ouvir os dois lados de um mesmo assunto. Mas alguns procedimentos, próprios de opções ideológicas, transformam um princípio irretocável, da verdade, num jogo de aparência. Matérias previamente decididas sem compromisso com a verdade buscam a cumplicidade da imparcialidade aparente. A decisão de ouvir o outro lado não é honesta. Mata-se a notícia. Cria-se a versão.

É urgente investir fortemente na formação e qualificação dos profissionais. No jornalismo de alta qualidade, talento, critério, ética, inovação. É preciso dar novo brilho à reportagem e ao conteúdo bem editado, sério, preciso, isento.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment