Sartori está certo e deveria fazer ainda mais

Está em curso na Assembleia a votação das medidas propostas pelo Governo Sartori para enfrentar a falta de dinheiro no caixa do governo estadual. Chega de corporativismo e hipocrisia. A mesma sociedade que condena o governo por não ter recursos, por exemplo, para bancar as cirurgias e consultas do SUS, para pagar salários em dia, para fazer obras de infraestrutura e para melhorar a segurança pública, não pode cair na armadilha da sensibilização classista daqueles que irão perder seu emprego no serviço público, ou privilégios pessoais. Ouvi a imprensa questionar: E o custo social destes milhares de servidores que serão demitidos? Ora, custo social? Perguntem o custo social para aquela senhora que está há três anos aguardando por uma cirurgia na coluna e que todas as noites não consegue dormir porque a dor é insuportável. Perguntem sobre o custo social para aquelas famílias que perderam seus filhos para a violência que cresce a cada dia. Custo Social? Ora, custo social ! Se Sartori obtiver a autorização da Assembleia para promover as fusões e extinções de secretárias e fundações, não irá demitir imediatamente os funcionários. Haverá um tempo de transição até que tudo esteja consumado. Então os servidores, preocupados tão somente com o seu emprego, terão tempo suficiente para procurar outro, na iniciativa privada. Simples assim, como qualquer outro trabalhador que perdeu seu emprego e está diariamente na batalha.

O governador está certo em propor algumas medidas que há muito tempo a sociedade reclama. E deveria fazer ainda mais. Faltará ainda muito para uma melhora mais duradoura. Quem conhece o tema das finanças públicas gaúchas sabe que o mais relevante e o mais difícil desafio é a mudança. 
É de se esperar que em outras esferas de governo se faça algo similar. Que tamanho de Estado a sociedade suporta pagar? Qual o Estado necessário, seu tamanho, sua abrangência, seu alcance, seu custo? Como administrá-lo? Esse é o desafio que se impõe. E é agora, não é mais possível mais decisões, ainda que politicamente sejam duras e impopulares às minorias. . Precisamos ter amadurecimento e coragem para tentar um futuro melhor para nós mesmos.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment