Governo quer votar simplificação tributária ainda este ano

Imposto Único Federal (IUF), esse é o tema da Frente Parlamentar Mista, composta por 215 parlamentares, que será lançada amanhã, na Câmara Federal.

A ideia do IUF é incidir sobre as transações efetuadas no sistema bancário uma alíquota de 2,29% sobre cada débito e crédito.

Os tributos arrecadatórios federais seriam todos extintos (IRPF, IRPJ, CSLL, IPI, Cofins, contribuições previdenciárias patronais, IOF, ITR e outros). A iniciativa é do deputado federal Luciano Bivar (PSL).

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ao “Programa do Ratinho”, no SBT, que a Receita Federal está em fase final de elaboração do projeto de simplificação tributária. Segundo ele, a equipe econômica está discutindo os detalhes com as lideranças do Congresso e a proposta será apresentada “ainda este ano”. Questionado, ele também afirmou achar o imposto único “positivo”, mas ponderou que teria que se discutir com o Legislativo uma forma de divisão da arrecadação que tivesse a concordância de estados e municípios:

— Temos um projeto de simplificação tributária que está quase pronto na Receita e vamos apresentar ainda esse ano.

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS