Governo abre Brasil ao etanol dos EUA

Imagem relacionada
Decisão de Bolsonaro é terrível com quem produz etanol no Nordeste: em uma decisão que beneficia diretamente os exportadores americanos, governo vai aumentar em 150 milhões de litros a quantidade que pode ser importada de etanol com isenção de tarifa. Portaria do Ministério da Economia autoriza a ampliação de 600 milhões para 750 milhões de litros a cota de álcool etílico que poderá ser comprada no exterior sem a alíquota de importação de 20%.

O que passar desse limite será tributado com o imposto. A medida vai vigorar por 12 meses e atende a um pedido feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante visita do presidente brasileiro àquele País.

O Governo autorizou sem a contrapartida da Casa Branca de abrir o mercado norte americano para o açúcar no Brasil. A medida vai gerar mais desemprego ainda no Nordeste e estancar um setor que vinha em plana expansão, apesar de tamanhas dificuldades.

A medida desagradou e tirou o sono dos produtores de etanol do Nordeste. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar), Renato Cunha, o Governo assumiu, há dois anos, o compromisso com os produtores de que a isenção de 600 milhões de litros por ano não seria renovada, mas acabou cedendo às pressões de Trump. A concessão feita pelo Brasil aos EUA foi comemorada por Trump em suas redes sociais no início da semana. Contudo, Washington ainda não deu garantias de que fará concessões ao setor açucareiro brasileiro.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment