Uvibra vai gerir o Fundovitis depois de denúncias no Ibravin


Devem ser conhecidos nesta terça-feira os nomes que formarão o novo conselho da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), que passará a contar com representantes de cooperativas e também de produtores. A mudança vem depois de uma severa crise no Ibravin- Instituto Brasileiro do Vinho , que pode ser extinto. Apontamentos do TCE detalham várias improbidades no Ibravin o que culminou pela impossibilidade da renovação do convênio com o governo para uso dos recursos do Fundovitis. O fundo é formado pelo recolhimento de taxa junto às vinícolas, conforme o volume de uva industrializado, creditada no pagamento do ICMS. Atualmente, 50% do total é repassado para as ações do Ibravin e a outra metade, para o estado. O dinheiro é muito importante e substancial. Além de trabalhos institucionais, o Ibravin se envolve em ações de promoção do vinho nacional, juntamente, por exemplo, com Associação Brasileira de Enologia (ABE). No setor primário e de pesquisa agrícola, um dos grandes parceiros de trabalho era a Embrapa Uva e Vinho. Além de servir para controle de atividades dos produtores de uvas, o Cadastro Vitícola no Rio Grande do Sul é necessário para que viticultores possam fazer vendas à indústria.

A mudança atende uma das exigências para que a entidade possa incorporar os trabalhos Ibravin.

Cerca de R$ 12 milhões referentes ao repasse anual de 2019 estão parados nas contas da instituição. Na semana passada, o Ibravin informou que as entidades representativas do setor vitivinícola gaúcho, em conjunto com a Secretaria da Agricultura, haviam chegado a um consenso. Ficou definido que a continuidade de investimentos com recursos do Fundovitis será realizada através do repasse à Uvibra.

Enquanto o Ibravin presta esclarecimento ao TCE e a gestão do Fundovitis não retoma à entidade, foi necessário redução das atividades e de pessoal. A execução dos projetos Wines of Brasil, Grape Juice of Brasil, Suco de Uva 100% e Qualidade na Taça, entre outras, está temporariamente suspensa.

POSTAGENS MAIS VISITADAS